Prefeitura entrega escrituras do novo Parque Ecotecnológico | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura entrega escrituras do novo Parque Ecotecnológico

UEPG, UTFPR e IFPR recebem mais de 150 mil metros quadrados de área que será destinada para a inovação

Prefeitura entrega escrituras do novo Parque Ecotecnológico
Prefeitura entrega escrituras do novo Parque Ecotecnológico -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

UEPG, UTFPR e IFPR recebem mais de 150 mil metros quadrados de área que será destinada para a inovação

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta quarta-feira (6) a assinatura das escrituras de doações de áreas anexas ao Parque Ecotecnologico para Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Reitores das três entidades estiveram presentes em evento que é um divisor de águas no âmbito da inovação em Ponta Grossa.

Para a UEPG a área doada é superior a 50 mil metros quadrados, enquanto para a UTFPR é de 61 mil metros quadrados. Ambas as instituições construirão em seus respectivos espaços um Centro de Inovação, Ciência e Tecnologia. Já o IFPR recebeu a escritura de uma área de mais de 41 metros quadrados que será utilizada para a construção da sede do instituto. A doação das áreas está prevista na Lei Municipal 13.663 de 2020.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que a maior parte da sua vida passou dentro de uma instituição de ensino superior, quatro deles estudando e 25 anos como professora na UEPG. Em virtude disso, vê nestas entidades o poder de transformação da sociedade. “E no contexto do Parque Tecnológico, a transformação acontece por meio da inovação, do desenvolvimento e da formação de mão de obra qualificada para nossas indústrias”, comenta Elizabeth, que agradeceu o trabalho de todos os envolvidos dentro e fora da Prefeitura.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, representando o governador Ratinho Júnior, comenta que Ponta Grossa se desenvolve cada vez mais, saltando duas posições em relação ao ICMS, passando Londrina e Maringá em um momento de crise econômica no país. “Ponta Grossa conta com uma característica logística invejável, o que é uma grande diferença para atração de investimentos, mas juntamente com a infraestrutura, a qualificação da mão de obra também é um fator de extrema importância. Vamos fortalecer isso com o IFPR em Ponta Grossa e com os Centros de Inovação da UEPG e UTFPR“, disse.

O reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, comentou que a rede de institutos conta com 680 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo uma das com a maior capilaridade do mundo, com mais de 1 milhão de estudantes no país. “Chegaremos com esta estrutura de ensino técnico e médio para somar com a UTFPR e a UEPG”, falou Zanatta.

Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, comentou que Ponta Grossa é um polo industrial e um polo universitário, de modo que o setor industrial cresce com a ajuda das instituições de ensino superior. “Vivemos um momento importante em nossa cidade, como o advento do Tropeirismo, da implantação da Ferrovia, que reinventou os Campos Gerais, bem como a chegada do ensino superior em Ponta Grossa”, avalia Neto.

O reitor da UTFPR, Marco Flavio de Oliveira Filho, comentou que a aquisição da área será de grande importância pelo fato do Campi de Ponta Grossa ser um dos mais antigos e importantes do estado. “A intenção é compor juntamente com as outras instituições de inovação do Parque, em uma área comum com os acadêmicos podendo percorrer em todas as áreas”, finaliza Filho.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE