Retomada de voos da Azul depende de acordo com Estado | aRede
PUBLICIDADE

Retomada de voos da Azul depende de acordo com Estado

Aeroporto de Ponta Grossa está apto para receber os aviões da Azul, mas a retomada depende de um acordo entre a Azul e o Governo do Estado do Paraná

Por mais de três anos a Azul manteve voos comerciais regulares em Ponta Grossa
Por mais de três anos a Azul manteve voos comerciais regulares em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aeroporto de Ponta Grossa está apto para receber os aviões da Azul, mas a retomada depende de um acordo entre a Azul e o Governo do Estado do Paraná

Há cinco anos, no dia 13 de outubro de 2016, ocorria o voo inaugural da Azul em Ponta Grossa. Pontualmente às 14h20, pousou o ATR-72 da companhia aérea brasileira, marcando o início de uma rota aérea entre o aeroporto Sant’Ana e o de Viracopos, em Campinas, que durou três anos e cinco meses, interrompida pela pandemia do coronavírus. Agora, para a retomada dos voos, não só em Ponta Grossa, mas em outros municípios paranaenses, a empresa aguarda um acordo junto ao Governo do Estado, para que, entre outras medidas, haja a aprovação da redução da alíquota do ICMS sobre o combustível da avaliação, o querosene.

Há alguns meses, a Azul informou que, entre outras variáveis, aguardava algumas adaptações do aeroporto municipal para que os voos fossem retomados. Agora, informa o superintendente aeroportuário em Ponta Grossa, Victor Hugo de Oliveira, não há nenhum empecilho estrutural do aeroporto que impeça a retomada das operações da companhia aérea: tudo está alinhado para que a Azul possa voltar a ponta Grossa. Inclusive, com a vantagem, em relação a outros aeroportos regionais paranaenses, de ter o PAPI (Indicador de precisão do percurso de aproximação da aeronave), homologado desde 2019, e ter o IFR (voo por instrumentos) também homologado.

“Estamos na expectativa de voltar a receber os voos da Azul. Ainda não tem nada definitivo sobre a data, mas esperamos que possa ocorrer a partir de novembro. Falta a assinatura do governador quanto à alíquota de ICMS do combustível, para ter a volta não só aqui, mas também em outros aeroportos”, relatou Oliveira. Entre esses outros aeroportos que poderiam voltar a receber os voos estão Toledo, Guarapuava e Pato Branco. Questionado sobre se haveria alguma demanda da Azul que não foi atendida, o superintendente declarou que tudo está dentro do exigido e além. “Inclusive, se eles quisessem começar a operar já, estamos melhores e mais estruturados do que já era antes”, acrescentou Oliveira.

A reportagem entrou em contato com a empresa, que confirmou que aguarda uma agenda junto ao Governo do Estado para alinhar o retorno das atividades nos aeroportos regionais. “A Azul ressalta que está aguardando a finalização das adequações dos aeroportos do interior do estado e conversa com o governo para definir os detalhes do plano de desenvolvimento da aviação regional do Paraná”, disse a Azul, em nota.

Aeroporto passa por inspeção da ANAC com 100% de aprovação

Recentemente, o aeroporto de Ponta Grossa recebeu uma equipe da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para fazer uma inspeção quanto à segurança (AVSEC - Aviation Security), que se refere às questões de segurança contra atos de interferência ilícita. Segundo Victor Hugo de Oliveira, foi o primeiro aeroporto administrado por uma prefeitura a obter 100% de aprovação em todos os itens avaliados. “Eles analisam tudo que envolve a questão de segurança, como muro, controle de quem entra e quem sai, câmeras, enfim, são mais de 200 itens avaliados, e fomos o primeiro do Brasil, na nossa categoria, a passar com 100%. Isso significa que ele é 100% seguro para aeronaves, para passageiros, no sentido de ninguém entrar pular a cerca, entrar armado, colocar bomba, de não ter nenhuma interferência ilícita”, diz o superintendente.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE