PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Exército se reúne para decidir sobre cidade-sede da ESA

Ponta Grossa

20 de outubro de 2021 14:58

Rodolpho Bowens


Relacionadas

Comissão aprova relatório de Aliel para incentivo à indústria

Campeonato Paranaense de Arrancada terá etapa em PG

Colisão na Vila Estrela deixa duas vítimas feridas

Após um mês, família continua busca pelo cão 'Totó' em PG
Operação prende membros de grupo criminoso em PG
Dupla rouba carro e é detida pouco tempo depois em PG
Moradores de rua incendeiam edificação no Jardim Carvalho
Comandante geral do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Foto: Divulgação/Exército.
PUBLICIDADE

Ponta Grossa, Recife e Santa Maria são os municípios que disputam o investimento bilionário

O Alto-Comando do Exército Brasileiro pode decidir a escolha da nova cidade que sediará a Escola de Sargentos das Armas (ESA) no fim desta sexta-feira (22). É que durante esta semana, de 18 a 22 de outubro, acontece a 339ª Reunião do Alto-Comando do Exército (Race) em Brasília, onde os 15 generais mais graduados das forças armadas, e um indicado pelo Ministério da Defesa, opinam sobre qual município deve receber a nova ‘Escola’ – Ponta Grossa (PR), Recife (PE) e Santa Maria (RS) estão na disputa pelo investimento bilionário.

O empreendimento de R$ 1,2 bilhão abrigará um contingente de aproximadamente 8 mil pessoas, somando 2,5 mil alunos por ano a instrutores, corpo administrativo e familiares dos militares. Após a Race, a escolha da cidade-sede será encaminhada para o comandante geral do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ele pode acatar ou não a decisão dos generais. A expectativa é que a escolha do município seja totalmente técnica, entretanto, existe a possibilidade de questões políticas influenciarem na decisão – entenda a situação acessando a notícia do Grupo aRede.

Existia a chance de a nova ESA ser anunciada em agosto, na 338ª Race. Porém, após as conversas entre os generais, a decisão foi adiada para os meses de outubro/novembro. De acordo com a comunicação do Exército Brasileiro, “cabe ressaltar que um dos principais objetivos da nova Escola será concentrar a formação dos sargentos de carreira em uma única instituição, permitindo a economia de meios (pessoal e material) e de recursos orçamentários”.

A atual ESA fica localizada em Três Corações, no Estado de Minas Gerais. “Atualmente, o Curso de Formação e Graduação de Sargentos compreende duas etapas: o Período Básico, que é realizado em 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, em diversas cidades brasileiras, e corresponde ao primeiro ano da formação do futuro sargento; e o Período de Qualificação, que é feito na Escola de Sargentos das Armas (ESA), na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e no Curso de Formação de Sargentos no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CFS/CIAvEx), correspondendo ao segundo ano de formação”, explica a comunicação do Exército Brasileiro.

PUBLICIDADE

Recomendados