"Microcrustáceos não oferecem risco à saúde", afirma bióloga | aRede
PUBLICIDADE

"Microcrustáceos não oferecem risco à saúde", afirma bióloga

Microrganismos estão causando problemas na região de Ponta Grossa

Microrganismos estão causando problemas na região de Ponta Grossa
Microrganismos estão causando problemas na região de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Microrganismos estão causando problemas na região de Ponta Grossa

Os microcrustáceos presentes na água da torneira têm chamado a atenção da população em Ponta Grossa (PR). De acordo com Patricia Borges, pesquisadora do Lactec, bióloga e mestre em Zoologia, os organismos fazem parte de um grupo de pequenos animais que vivem comumente na água, e não são prejudiciais à saúde humana. Mas é preciso investigar a causa do surgimento dessa espécie e sua grande população, e por quais motivos está chegando até a casa das pessoas. 

Além disso, para entender as causas, a especialista orienta que é preciso um estudo multidisciplinar. “Para entender por que esse microcrustáceo está se proliferando tanto na região é preciso avaliar desde sua origem, alterações em variáveis da água (como a temperatura e nutrientes) e seu tratamento, até a relação ambiental com a flora e a fauna aquática locais, e questões mais amplas como a crise hídrica, as mudanças climáticas e outros fatores que podem estar gerando desequilíbrios ambientais”, conclui.

Sugestão de fonte: 

Patricia Dammski Borges de Andrade, pesquisadora do Lactec, é bióloga e mestre em Zoologia. 

Seu foco principal é na biota aquática, com ênfase nas bioinvasões e no biofouling em ambiente continental, ecologia e genética, métodos de controle, diagnóstico, detecção, entre outros.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE