PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Professoras de PG participam de seminário internacional

Ponta Grossa

26 de outubro de 2021 17:35

Da Redação


Relacionadas

CSN adquire Metalgráfica Iguaçu em Ponta Grossa

Casal é detido com 47 Kg de maconha em rodovia de PG

Mulher morre dois meses depois da filha em PG

Black Friday deve movimentar comércio de PG nesta sexta
Passagem de ônibus sobe para R$ 5,50 a partir de hoje em PG
Jorge Sebastião é eleito presidente da OAB Ponta Grossa
Maior Black Friday do mundo real acontece no Palladium PG
Professoras de PG participam de seminário internacional Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Encontro discute como transformar o ensino da matemática no pós-pandemia 

A rede municipal de ensino de Ponta Grossa participa, nestes dias 26 e 27 de outubro, do 3º Seminário ‘Mentalidades Matemáticas’, reunindo palestrantes internacionais, nomes da academia e do mercado em painéis temáticos sobre neurociência, economia, equidade e outros temas. O evento é realizado pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). 

O encontro, que faz parte do programa Mentalidades Matemáticas - para formação continuada dos professores da área -, discute a importância da matemática no mundo pós-pandemia e o papel dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem. Os secretários de Educação são convidados a refletir sobre os dados compartilhados e a articular estratégias para alterar esses dados nos próximos anos. 

A coordenadora de Matemática na SME, professora Annaly Schewtschik, atua como facilitadora do programa na região Sul do Brasil, realizando encontros e a mediação entre os participantes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná - além de ser uma das facilitadoras no Seminário. Dentro do ‘Mentalidades Matemáticas’ são realizadas reuniões de estudos e trocas de experiências a cada 15 dias. “São professores estudando com professores, nós estamos nos formando em conjunto, somos uma comunidade de aprendizagem”, afirma a docente. 

Objetivo 

O Programa Mentalidades Matemáticas usa uma abordagem objetiva, que é derrubar mitos como o de que “a matemática é para gênios”, e mostra que errar faz parte do processo de aprendizagem. Criado pela professora de Educação Matemática de Stanford Jo Boaler, o programa defende o ensino de uma matemática aberta, visual, criativa e mais equitativa. Boaler é uma das palestrantes do evento e entre os conteúdos apresentados está a relação entre neurociência e matemática. 

Atividades

Os participantes realizam vivências, oficinas e debates para elaborar o texto do compromisso pela educação matemática. Os painéis serão abertos ao público mediante inscrição; as vivências serão exclusivas para os integrantes das Secretarias de Educação. A Rede Mentalidades Matemáticas é uma iniciativa do Instituto Sidarta em parceria com o Centro de Pesquisa YOUCUBED da Universidade de Stanford, Califórnia.

Confira a programação para o dia 27 de outubro:

9h - Ágora Matemática na Era Digital: Jo Boaler, professora de Educação Matemática da Universidade Stanford; Roberto Imbuzeiro, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Karla Oliveira Esquerre, professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenadora do Projeto Meninas na Ciência de Dados. Mediação: Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

10h - Vivências - experimentação da abordagem

Compromisso - encontro para celebrar o termo de colaboração e compartilhar a agenda propositiva de ações e iniciativas sobre a área de matemática.

12h - Encerramento

PUBLICIDADE

Recomendados