Professores da UEPG lançam livro sobre ensino de história | aRede
PUBLICIDADE

Professores da UEPG lançam livro sobre ensino de história

A obra está com acesso gratuito no site da Editora

A obra é resultado do que foi produzido em 2020, no Seminário Nacional Ciclo de Debates BNCC de História
A obra é resultado do que foi produzido em 2020, no Seminário Nacional Ciclo de Debates BNCC de História -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A obra está com acesso gratuito no site da Editora

Professores do Departamento de História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançaram na última semana o livro ‘BNCC de História nos estados: o futuro do presente’. O livro foi organizado pelos professores da UEPG Angela Ribeiro Ferreira e Paulo Eduardo Dias de Mello, em parceria com professores da Unifesp, Uefs, e Unifal.

A obra é resultado do que foi produzido em 2020, no Seminário Nacional Ciclo de Debates BNCC de História, que contou com a participação de docentes de todos os estados do Brasil, e foi organizado pelos professores da UEPG. A BNCC é a Base Nacional Comum Curricular, a qual estabelece normas de ensino para instituições de ensino públicas e privadas. O evento discutiu desafios e características dessa norma. A professora Angela destaca que o elemento fundamental para o intercâmbio de conhecimento entre as Universidades foram as atividades de coordenação e participação durante o evento de 2020. “O grupo de pesquisadores e organizadores se dedicou ao debate e reflexão, com 27 outros pesquisadores nacionais, de cada um dos documentos curriculares elaborados pelas secretarias de estado da educação de cada unidade da federação, a partir do documento de referencia nacional”, explica.

“O livro faz uma verdadeira tomografia dos documentos, revelando suas contradições e limites, investigando também os processos de elaboração e implementação curricular”, ressalta Paulo Eduardo. O professor conta que o estudo revelou resistências, negociações e adesões das redes de ensino às propostas vindas da BNCC. “A atividade revelou a potência dos encontros de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior. O livro apresenta um olhar plural, agudo e crítico aos documentos e processos em curso no país. Com certeza, faremos outros!”, finaliza.

A obra está com acesso gratuito no site da Editora. Os vídeos das mesas de debate sobre o tema do livro estão disponíveis no link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE