PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Unimed é referência em cuidados paliativos em PG

Ponta Grossa

17 de novembro de 2021 18:34

Igor Rosa


Relacionadas

Temporal derruba árvore em carro e bloqueia ruas

DAF apresentará novo modelo de caminhão nesta terça

Vila Velha traz atividades de turismo durante férias escolares

Comércio de PG tem resultado superior à média do Paraná
Novo presídio de Ponta Grossa terá 752 vagas
Fim de tarde em PG é marcado por mudança de tempo
Unopar PG libera bolsa para estudantes que realizaram Enem
Hospital realiza os cuidados paliativos com seus pacientes, de forma humanizada e respeitando o momento delicado da luta contra a doença Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Hospital realiza os cuidados paliativos com seus pacientes, de forma humanizada e respeitando o momento delicado da luta contra a doença


Descobrir uma doença irreversível pode ser um dos piores momentos da vida de um paciente. O Hospital Geral Unimed é referência em diagnósticos e tratamentos paliativos, que amenizam a dor durante este período de luta a favor da vida. A empresa conta com diversos profissionais da saúde que são especializados em auxiliar o enfermo neste momento de dificuldade. 

Alguns destes profissionais são os doutores Douglas Crispim, médico geriatra, e Cynthia Koehler, oncologista clínica, ambos paliativistas. Eles explicaram, de forma mais popular, o que é o tratamento paliativo e como pode ajudar no enfrentamento de uma doença. “A forma mais simples de entender os cuidados paliativos, é imaginar que quando a gente recebe algum diagnóstico de alguma doença que vamos ter que conviver, isso vai trazer mudança para nossa vida e, essas mudanças, muitas vezes vão precisar de adaptações e podem gerar algum tipo de sofrimento, seja no corpo, por conta da doença ou pelo próprio tratamento, ou na família, ou no aspecto de sofrimento existencial, espiritual e psicológico”, explicou o Dr. Crispim. 

Para quem recebe uma notícia negativa relacionada à saúde, passa por diversas alterações em todos os sentidos da palavra e em todos os segmentos da vida. A continuidade do tratamento médico é essencial para os dias de luta contra a doença que virão pela frente. “As mudanças são grandes. Muitas vezes o paciente terá que ser retirado do mercado de trabalho, usar várias medicações, fazer algum tipo de tratamento, fora de casa, uma quimioterapia, hemodiálise, alguma coisa desse tipo. Então, este paciente terá que se readaptar na sociedade, além de readequar seu papel na família”, esclareceu a Dra. Koehler.

A Unimed Ponta Grossa oferece esses cuidados tanto para ambiente hospitalar, pacientes internados, ou ambulatório, consultório. “É importante ressaltar que este paciente tem a possibilidade de ter este acompanhamento para ter o final da vida dele dentro de casa. Tudo isso não é somente com um médico. Tem toda uma equipe multidisciplinar que vai estar ajudando no planejamento deste cuidado até o final da vida desta pessoa”, finaliza a oncologista. 

O HGU-PG fica na rua Carlos Osternack, 144, na vila Estrela.


Assista a entrevista completa com os profissionais da saúde, especialistas no assunto:

PUBLICIDADE

Recomendados