Black Friday, Natal e fim de ano animam os lojistas em PG | aRede
PUBLICIDADE

Black Friday, Natal e fim de ano animam os lojistas em PG

Pesquisa da FACIAP/ACIPG aponta expectativas do comércio para a Black Friday e Natal em 2021

O calçadão de Ponta Grossa é o principal ponto de comércio popular no município
O calçadão de Ponta Grossa é o principal ponto de comércio popular no município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pesquisa da FACIAP/ACIPG aponta expectativas do comércio para a Black Friday e Natal em 2021

As vendas neste fim do ano no comércio paranaense têm tudo para ser motivo de comemoração entre lojistas e empresários do setor. É o que mostra o resultado da pesquisa divulgada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (FACIAP), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), nesta terça-feira, 23 de novembro de 2021. Segundo o levantamento realizado nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão, os comerciantes estão otimistas tanto para a Black Friday quanto para o Natal.

A maioria dos entrevistados acredita que as vendas de 2021 serão melhores que as do mesmo período do ano passado, quando o movimento nas lojas físicas reduziu em função das restrições causadas pela pandemia e as vendas online aumentaram. A expectativa agora é de uma inversão no quadro, com um aumento nas lojas físicas e uma queda no comércio online. “Isso se justifica pelo avanço da vacinação, a melhora nos números da pandemia e com os consumidores sentindo-se mais seguros para sair às compras tanto na Black Friday quanto no Natal”, afirma o presidente da FACIAP, Fernando Moraes.

Black Friday

Em relação à Black Friday, a pesquisa mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses fará alguma promoção neste ano. Em Ponta Grossa, 44% dos comerciantes afirmaram que farão promoções neste período. A cidade com maior engajamento é Londrina, onde 78% dos lojistas pretendem aderir ao movimento tradicional da última semana de novembro.

Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que as vendas da Black Friday deste ano serão superiores às do ano passado. Em todo o estado, a expectativa é de um crescimento de 16%, em Ponta Grossa este índice salta para 60%. Isso porque comerciantes farão mais promoções e acreditam que as pessoas estão mais confiantes com as vacinas e a melhora nos números da pandemia.

Natal

Quando se trata do Natal, a pesquisa aponta que, em todo o estado, a maioria dos entrevistados também aposta em um maior número de vendas em relação às do ano passado. A expectativa é de um crescimento de 14% e para os comerciantes, as pessoas estão saindo mais e, portanto, o movimento está maior. “As pessoas estão mais animadas em gastar e fazer um natal melhor esse ano”, disse um dos entrevistados.

Comerciantes de Londrina também são os mais animados, já que 85% dos empresários na cidade estão com alta expectativa em relação às vendas. Em segundo lugar, estão os vendedores de Francisco Beltrão, com 78%. Em Ponta Grossa, 62% dos lojistas acreditam em melhores vendas.

Contratações temporárias

Em relação ao número de contratações, quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários para o final do ano. Em Londrina, 61% dos comerciantes afirmam que vão contratar novos funcionários para atender a demanda na ocasião. Em contrapartida, 62% dos empresários de Ponta Grossa apontaram que não pretendem aumentar o quadro.

Para os comerciantes paranaenses que pretendem contratar, a maior parte será de mão de obra temporária, como em Francisco Beltrão, onde 84% dos entrevistados pretendem aumentar o quadro neste regime. No entanto, chama atenção o dado de Maringá, já que 46% dos entrevistados na cidade pretendem contratar funcionários efetivos. Mais da metade dos comerciantes paranaenses pretende contratar até 2 funcionários. Segundo a pesquisa, o número médio chega a 3 funcionários a serem contratados.

Expectativa para 2022

Com relação ao próximo ano, de maneira geral, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo do seu negócio, cujo índice apresentou leve queda (4%) em relação à pesquisa do Dia dos Pais. Os que mais acreditam em um futuro próspero são os londrinenses (91%), já entre os ponta-grossenses, 85% acreditam em uma melhora no próximo ano.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE