PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Mesquita Imam Ali em PG é alvo de ataque

Ponta Grossa

27 de novembro de 2021 14:35

Da Redação


Relacionadas

Variante Ômicron circula em PG desde dezembro

Capotamento na BR-376 deixa quatro pessoas feridas

Homem esconde 'crack' na boca e acaba preso no Cará-Cará

Mudanças em lei encarecem casas populares de PG
Conheça os vencedores da Campanha ‘Magia do Natal’
DAF produz novo CF rígido em PG e começa a exportar
Sesa confirma duas mortes em PG pela infecção H3N2
Invasores atearam fogo no Alcorão Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Livro sagrado foi queimado, cordões de oração foram rompidos e paredes foram danificadas. Características do crime apontam para um ato de intolerância religiosa

A tradicional Mesquita Imam Ali, localizada na rua do Rosário, na região central de Ponta Grossa, foi alvo de um ataque religioso, na madrugada desta sexta-feira (27). Pelas características do que foi vandalizado, como a queima do Alcorão, que é o livro sagrado do islamismo, entre outros atos específicos, concluiu-se ser um ataque de intolerância religiosa. Em função disso, a Mesquita informou que as autoridades responsáveis foram acionadas, e todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, para que os autores sejam punidos. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Os autores do crime adentraram à Mesquita por uma porta lateral, que foi encontrada arrombada. Além de tacarem fogo no Alcorão, eles também atearam fogo em um quadro com os princípios da religião. Cordões de oração (Masbaha) também foram rompidos, e paredes da Mesquita foram danificadas. O detalhe é que nenhum objeto foi furtado.

Em face disso, a Mesquita emitiu uma nota de pesar e repúdio, e partidos políticos também demonstraram solidariedade no caso.

 

Confira a nota de pesar e repúdio da Mesquita sobre o caso:

É com grande pesar e repúdio que a Mesquita Imam Ali de Ponta Grossa/PR informa aos nossos irmãos e irmãs da comunidade que a nossa querida Mesquita foi invadida por vândalos e hereges na madrugada desta sexta-feira e que profanaram nosso querido Alcorão Sagrado, queimando-o e sujando as santas paredes da nossa Hussinie. Esse crime hediondo não atingiu apenas o Islã, mas também a todas as demais crenças e religiões, pois profanaram as palavras e a Casa de Deus.

Já qcionamos as autoridades responsáveis e todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas.

 

O PC do B também emitiu uma nota de pesar e repúdio:

O Partido Comunista do Brasil através de seu Diretório Municipal de Ponta Grossa vem se solidarizar com toda Comunidade Islâmica de Ponta Grossa e em conjunto com ela repudiar a depredação ocorrida nesta última sexta feira dia 26 de novembro da Mesquita Imam Ali.

A plena democracia, a liberdade e a construção dos caminhos da equidade se dão com amplo respeito às manifestações religiosas e a diversidade de credos e crenças. O nosso Partido na Constituinte que resultou na Carta Magna de 1946 apresentou a emenda que instituiu a liberdade religiosa no nosso país. Continuamos perseguindo a mesma certeza que nos guiou em 1946 e nos postamos firmes em defesa da liberdade religiosa. A liberdade de culto se constitui em uma parte importante da elevação da democracia em nosso país e assim nos somamos à comunidade islâmica e em público denunciamos atos contra Mesquita Imam Ali e também cobramos das autoridades que sejam esclarecidos tal atos e os responsáveis punidos dentro dos ditames da nossa legislação vigente.

Desde já nos colocamos a disposição do Sheik Ali e toda a comunidade Islâmica.

Contra a Intolerância Religiosa e pela efetivação de uma Cultura da Paz no Brasil.

PUBLICIDADE

Recomendados