PG tem aumento de 60% nos testes do coronavírus | aRede
PUBLICIDADE

PG tem aumento de 60% nos testes do coronavírus

Dados da Prefeitura mostram elevação na procura dos testes; presidente da FMS garante atendimento para a população.

De 2 a 8 de janeiro, cidade teve 3.011 testes da covid-19.
De 2 a 8 de janeiro, cidade teve 3.011 testes da covid-19. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dados da Prefeitura mostram elevação na procura dos testes; presidente da FMS garante atendimento para a população

Nas últimas semanas, a cidade de Ponta Grossa teve um aumento nos casos positivos da covid-19 – recentemente, o Portal aRede fez uma notícia sobre o assunto, mostrando uma elevação de 1.111% nos positivados para o coronavírus. Apesar desse crescimento, é importante destacar que o número de pessoas internadas segue baixo, muito por conta da vacina contra a Sars-Cov-2 – 95,4% da população, acima de 12 anos, já recebeu duas doses (ou única) do imunizante. E acompanhando esse crescimento, a cidade ponta-grossense também teve mais pessoas realizando testes da covid-19 na última semana. Segundo dados da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), um aumento de 60.5%.

De 26 de dezembro a 1º de janeiro, 1.875 pessoas procuraram os agentes de saúde para realizar o teste do coronavírus. Já na última semana, de 2 a 8 de janeiro, esse número passou para 3.011. Ou seja, um aumento de 60.5%. Fazendo essa comparação com a diferença de um mês, de 5 a 11 de dezembro o Município teve 2.029 testes da covid-19. Portanto, ocorreu um crescimento de 49,3% nos testes. Essa elevação, além do aumento de casos da Sars-CoV-2, e possivelmente da nova variante Ômicron, também se deve a Influenza H3N2 – na última quarta-feira (12), o secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, anunciou que o Paraná enfrenta uma epidemia do vírus.

Confira abaixo os dados mais recentes dos testes da covid-19 em Ponta Grossa:

- 28 de novembro a 4 de dezembro: 2.103 testes;

- 5 a 11 de dezembro: 2.029 testes;

- 12 a 18 de dezembro: 2.999 testes;

- 19 a 25 de dezembro: 1.778 testes;

- 26 de dezembro a 1º de janeiro: 1.875 testes;

- 2 a 8 de janeiro: 3.011 testes.

Presidentes da FMS e AMPG opinam

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, a situação é preocupante. Entretanto, ele afirma que o Poder Executivo tem testes suficientes para atender toda a população. “A testagem da covid vem aumentando, e muitos positivos, e isso é realmente preocupante. Eu acredito ainda que nós passaremos, nas próximas semanas, por um novo aumento no número de casos, em virtude de as pessoas que estão retornando de férias. O Município, neste momento, tem um quantitativo repassado pelo Estado bom de testes. Acreditamos que a gente consiga atender essa demanda”, disse o médico.

Já para o presidente da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG), Francisco Pereira de Barros Neto, é importante as testagens para saber qual o atual quadro epidemiológico na cidade. “A informação, em termo de epidemiologia, é sempre interessante de saber o que está acontecendo, para saber qual rumo você tomará. Com isso, você pode determinar medidas mais amenas”, exemplificou durante uma entrevista realizada para o Portal aRede na tarde desta sexta-feira (14) – clique aqui para assistir na íntegra. O tema da ‘live’ foi ‘Estou com sintomas gripais: quando devo ir ao médico?’.

Quadro da covid-19

Na última quinta-feira (13), de acordo com o último ‘Boletim Oficial Municipal’, o Município ponta-grossense registrou 312 novos casos do coronavírus, com um óbito. Ao todo, a cidade já teve, desde o início da pandemia, 56.640 pessoas positivadas e 1.448 munícipes perderam a vida por conta do vírus. Ainda segundo o boletim, duas pessoas estão internadas na enfermaria e uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 1.698 cidadãos estão em isolamento domiciliar e 53.485 pessoas já se recuperaram da Sars-CoV-2.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE