PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vila Velha traz atividades de turismo durante férias escolares

Ponta Grossa

17 de janeiro de 2022 18:38

Da Redação


Relacionadas

PRF faz operação de combate à violência sexual infantil em PG

Carro fura preferencial e deixa motociclista ferida em PG

UBS Sady Silveira funcionará 24h para atender crianças

Princípio de incêndio mobiliza bombeiros no centro de PG
Vídeo mostra ação de bandidos em tabacaria de PG
Motorista dorme ao volante e capota carro em rodovia de PG
Programa amplia ações de combate à fome em PG
Foto:
PUBLICIDADE

As férias escolares são propícias para organizar passeios ao Parque Vila Velha (PR), desfrutar das atividades de aventura e contemplar o paraíso ecológico do Paraná

Férias de verão quase sempre são um desafio aos pais. Entreter os filhos de forma a deixarem a tecnologia um pouco de lado e buscarem um contato com a natureza, de forma saudável e segura. É um período em que exige uma criatividade dos responsáveis, ainda mais quando os períodos de folga não são conciliados.

Hoje a tecnologia faz parte das atividades das crianças, ainda mais depois do período que vivenciaram de isolamento social, onde as aulas utilizaram e aproximaram ainda mais esse público das telas, computadores e celulares. Para a psicóloga clínica Luciana Deutscher, a exposição à tecnologia foi necessária e estará cada vez mais presente no dia a dia da criança e do jovem, no entanto é necessário um equilíbrio, buscando o bem-estar e a saúde mental. “Todo o contato com a natureza é válido para que a criança e o adulto interajam de forma saudável, reduzindo assim, o estresse e o acúmulo de atividades”, enaltece.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até 5 anos devem passar, no máximo, uma hora por dia em frente às telas, sendo que as menores de 1 ano não deveriam nem ter o contato inicial. O estudo aponta que o excesso de tempo em frente aos eletrônicos atrapalha o sono e diminui a incidência de atividades físicas. “Equilibrar é a chave do sucesso. Os pais que conseguem realizar atividades com os filhos na natureza, constroem um repertório de atividades e vivências que ajudam na aproximação, convívio, e propiciam um pensamento crítico futuro”, explica Luciana.

O contato com a natureza deve ser realizado sem moderação e sem limite de idade. Uma das opções para um dia diferente com os filhos é a visita ao Parque Vila Velha, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Com uma infraestrutura turística completa e moderna, o parque oferece atrações de aventura e de contemplação a natureza. É o único parque onde o visitante pode caminhar pelas trilhas dos Arenitos, formações rochosas milenares, se aventurar nas Furnas, grandes cavernas verticais com rica vegetação em paredões e lagos azulados e ainda contemplar a Lagoa Dourada, com vida aquática protegida pelas suas águas cristalinas que refletem a luz do sol.

Além das caminhadas e trilhas, o Parque Vila Velha oferece atrações de aventura como a Tirolesa, Arvorismo, Cicloturismo e voo em Balão Estacionário. “Hoje o contato com a natureza em ambientes amplos e sem aglomeração vem atraindo turistas de todas as regiões. E a possibilidade de desfrutar do ambiente e do ar puro junto aos familiares é extremamente saudável”, explica Leandro Ribas gestor da Soul Vila Velha.

“Sentimos nos últimos anos que muitos fatores vêm contribuindo para que as crianças fiquem distantes de tudo que é natural, até mesmo pela demanda e pela dinâmica das cidades. Percebemos que quando as crianças visitam o Parque Vila Velha os benefícios são inúmeros, como a capacidade de brincar de forma mais criativa e autêntica, além de se encantarem com toda a história que o Parque possui”, enfatiza Ribas.

Hoje no Brasil pelo menos 80% da população reside em áreas urbanas, vivendo literalmente em “selva de pedra”. “Poder desfrutar de um parque próximo da cidade e ao mesmo tempo com uma área natural espetacular e contemplar o verde na companhia dos pais é uma atividade extremamente positiva e marcante para a vida de criança e adolescente”, finaliza Luciana.

O Parque Vila Velha abre das 9h às 17h, sendo que a bilheteria encerra a venda de ingressos às 15h. O ingresso contempla três atrativos naturais, já os ingressos para as atrações de aventura são pagos à parte e podem ser comprados no site ou na bilheteria física. Grupos de até 14 pessoas podem contratar o passeio VIP. Que oferece uma van exclusiva para realizar os traslados interno com um monitor do parque que acompanha todo o passeio.

PUBLICIDADE

Recomendados