PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

DAF apresenta novo modelo de caminhão em PG

Ponta Grossa

17 de janeiro de 2022 19:10

Fernando Rogala


Relacionadas

Câmeras flagram acidente na Carlos Cavalcanti; veja o vídeo

Homens são detidos após furto em loja na Vicente Machado

Advogada de PG é ‘espionada’ em banheiro de posto

Albergue de PG recebe o nome Maria Isabel Ramos Wosgrau
PM fará acolhimento de moradores de rua em PG
Solidariedade realiza posse da executiva de PG nesta sexta
Feira da Barão acontece neste fim de semana em PG
Empresa monta os modelos XF e CF em Ponta Grossa Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Novidade será revelada nesta manhã, a partir das 11 horas, em uma live na internet

A DAF Caminhões Brasil, que possui sua sede fabril para o mercado nacional em Ponta Grossa, irá apresentar nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, um novo caminhão no país. O modelo será revelado em uma coletiva à imprensa e uma live, marcada para as 11 horas. Além do novo caminhão, a empresa também irá revelar um novo motor, o terceiro propulsor utilizado pela DAF no Brasil, o qual será utilizado neste novo modelo. Atualmente, a DAF monta em Ponta Grossa os modelos XF e CF, disponibilizados com os motores Paccar MX-13, de 12,9 litros, e Paccar MX-11, de 10,8 litros.

Embora a assessoria não tenha confirmado o modelo, cabe lembrar que a DAF já apresentou no Brasil a nova linha CF com modelos de chassi rígido, em 2021, na configuração 8X2, equipados com o motor MX-11. Na Europa, há a opção de modelos CF mais compactos, com menos eixos, desde as configurações 4X2 e 6X2, e motor menor, o PX-7, com potência a partir de 234 HPs (172 kW). 

Contudo, a montadora já apresentou no Brasil, na última Fenatran, o modelo LF, o menor caminhão comercializado pela empresa no Velho Continente, que atende a linha de leves e médios. O desejo de disponibilizar o LF também no Brasil já foi confirmada e está nos planos da DAF.


Investimentos

Em dezembro último, a DAF Caminhões Brasil confirmou, junto ao Governo do Estado do Paraná, um investimento da ordem de US$ 70 milhões (algo em torno de R$ 400 milhões, na cotação atual) na planta fabril de Ponta Grossa. Esse aporte irá preparar a fábrica para ter capacidade de ampliar a produção, além de viabilizar a exportação de caminhões para outros países da América Latina. O investimento contará com o apoio do Governo do Estado, por meio de programas de incentivos fiscais coordenados pela Invest Paraná, e deve garantir inicialmente a criação de 180 empregos diretos, ampliando o quadro de funcionários do grupo na cidade.

PUBLICIDADE

Recomendados