Estado já tem 4 pré-candidatos para disputar Governo | aRede
PUBLICIDADE

Estado já tem 4 pré-candidatos para disputar Governo

Até o momento, o Paraná teve o anúncio de quatro nomes que deverão se enfrentar nas eleições para governador.

Ratinho Junior, Cesar Silvestri, Filipe Barros e Roberto Requião.
Ratinho Junior, Cesar Silvestri, Filipe Barros e Roberto Requião. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Até o momento, o Paraná teve o anúncio de quatro nomes que deverão se enfrentar nas eleições para governador

Neste ano, teremos eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais, federais e distritais. Com o início do ano eleitoral, alguns nomes já têm aparecido no cenário do Paraná. E para liderar o Governo Estadual, quatro políticos já anunciaram suas pré-candidaturas: Carlos Massa Ratinho Junior (PSD); Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho (PSDB); Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro (PSL); e Roberto Requião de Mello e Silva (sem partido). Com isso, o cenário para a disputa a governador do Paraná vai ganhando forma.

O primeiro deles é a atual liderança do Estado, que deve disputar a reeleição. Eleito em 2018 no primeiro turno, Ratinho Junior teve 3.210.712 votos, sendo o segundo governador mais novo a assumir o Paraná. Ele já foi deputado federal, também secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado e presidente do Paranacidade.

Já o segundo foi prefeito do Município de Guarapuava e, recentemente, deixou a presidência regional do Podemos, saiu da sigla e se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira. Com isso, Cesar anunciou sua pré-candidatura pelo PSDB, o que foi visto pelo PSD como uma traição, ocasionando a saída de lideranças importantes do partido como o ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Na sequência, Filipe Barros. Ele deve receber apoio do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), o que pode fortalecer a sua campanha, visto que no Paraná, o atual chefe do Poder Executivo tem grande apoio. O deputado federal pela cidade de Londrina foi o último a anunciar a sua pré-candidatura. Em entrevistas recentes, inclusive ao Portal aRede, Filipe fez críticas a Ratinho Junior e a Roberto Requião.

Por fim, o único pré-candidato que ainda não está em um partido, Roberto Requião deve tentar voltar a liderança do Paraná. O ex-governador saiu, no fim de 2021, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), alegando que o partido estava com ideologias ‘bolsonaristas’. A liderança tem buscado alianças com partidos de esquerda e, também em entrevistas, têm criticado o atual governador do Paraná.

Programação

O primeiro turno das eleições acontecerá em 2 de outubro. Caso ocorra segundo turno (somente para o presidente da República e para os governadores), será em 30 de outubro. O calendário foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para os chamados cargos majoritários – presidente e vice-presidente, senador, governador e vice-governador –, estarão eleitos os candidatos que obtiverem a maioria dos votos válidos, sendo descontados os brancos e os nulos. Já a escolha para os cargos proporcionais – deputado federal, deputado estadual e deputado distrital – obedece ao princípio da representação proporcional.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE