Acadêmicos da UTFPR buscam apoio para competição mundial | aRede
PUBLICIDADE

Acadêmicos da UTFPR buscam apoio para competição mundial

Os alunos pesquisam um protetor solar sustentável, em 2021 foram medalhistas de ouro em uma competição na América Latina

Os alunos pesquisam um protetor solar sustentável, em 2021 foram medalhistas de ouro em uma competição na América Latina
Os alunos pesquisam um protetor solar sustentável, em 2021 foram medalhistas de ouro em uma competição na América Latina -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os alunos pesquisam um protetor solar sustentável, em 2021 foram medalhistas de ouro em uma competição na América Latina

 A UTPrimers iGEM Team é uma equipe de competição e pesquisa na área de Biologia Sintética da Universidade Tecnológica Federal do PR, campus Ponta Grossa. O time é formado por 10 alunos estudantes de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Ciências Biológicas. Atualmente, os alunos estão trabalhando no Phytocare, um projeto de pesquisa para elaboração de um protetor solar livre de substâncias tóxicas ao ser humano e ao meio ambiente.

Em 2021, os acadêmicos foram medalhistas de ouro em uma competição da América Latina. Agora estão em busca de um desafio ainda maior, participar da competição mundial promovida pela Fundação iGEM, considerada uma das instituições mais importantes do planeta na área de Biologia Sintética.

A competição irá acontecer em Paris, na França, e para realizar este sonho, apenas para custear a inscrição, é necessário o valor de 5.500 dólares (cerca de 28 mil reais). 

A equipe já se mobiliza para arrecadar o valor necessário através da venda de doces e rifas, entre outras ações. No momento, buscam patrocinadores e parceiros que queiram contribuir com o projeto. Pessoas físicas e jurídicas que tem interesse em ajudar podem encaminhar suas doações através do PIX [email protected]. Os trabalhos do time podem ser acompanhados aqui.

Sobre o Projeto Phytocare

Existe uma grande demanda social por protetores solares que atuem na proteção contra queimaduras, fotoenvelhecimento e câncer do tipo melanoma. No entanto, atualmente a maioria desses produtos representa um grande risco para a saúde humana e o equilíbrio ambiental devido à presença de oxibenzona e octocrileno em sua composição química, responsável por absorver as radiações UVA e UVB emitidas pelo Sol.

Devido ao uso difundido desses bloqueadores na sociedade e sua capacidade de bioacumulação, existe uma ampla contaminação dos recursos hídricos através da oxibenzona e do octocrileno, responsáveis por potencializar o branqueamento e morte dos corais e pela intoxicação de peixes em um processo que afeta à saúde desses animais e propicia a entrada destas substâncias na cadeia alimentar de comunidades próximas aos oceanos.

Quanto à saúde humana, a absorção da oxibenzona pela pele é responsável pela indução de dermatites, alterações em hormônios sexuais masculinos e, potencialmente, pelo aumento da proliferação de células cancerígenas. diante disso, o objetivo é substituir os protetores solares convencionais por uma alternativa sustentável denominada Phytocare. Partindo das pesquisas, modelagens e simulações realizadas na iGEM Design League iremos modificar bactérias geneticamente com o intuito de fazermos elas produzirem dois carotenoides, o fitoeno e o neurosporeno.

Essas substâncias tem a capacidade de absorver, respectivamente, o UVB e o UVA. Além disso, elas não são toxicas ao ser humano e não contaminam o meio ambiente. Inclusive estão presentes em muitos alimentos como tomate, cenoura e laranja. Com esses componentes iremos produzir um protetor solar sustentável, livre de compostos tóxicos. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE