Prefeitura esclarece dúvidas sobre reabertura de UBS em PG | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura esclarece dúvidas sobre reabertura de UBS em PG

17 Unidades Básicas de Saúde estão com atividades suspensas na cidade; vereadoras cobraram o Poder Executivo.

Unidade de Saúde Ezebedeu Linhares, localizada no Jardim Amália.
Unidade de Saúde Ezebedeu Linhares, localizada no Jardim Amália. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

17 Unidades Básicas de Saúde estão com atividades suspensas na cidade; vereadoras cobraram o Poder Executivo

Em decorrência da realocação de equipes para atendimentos no ‘Gripário’, e o número de profissionais de saúde afastados, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) havia comunicado em 21 de janeiro a suspensão de serviços em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Por conta dessa situação, o Portal aRede entrou em contato com a assessoria de imprensa do Poder Executivo, solicitando informações sobre o retorno das atividades nas UBS. De acordo com ela, ainda não há uma previsão exata para a reabertura de todas as unidades de saúde.

Segundo o comunicado, “a suspensão do atendimento em 17 UBS se deu, em primeiro lugar, devido ao afastamento de profissionais da saúde – covid, questões médicas, gestação e férias vencidas – que acabou defasando muitas equipes das UBS. Dessa forma, o atendimento foi reorganizado, com a definição de novas unidades de referência para os locais que estão com equipes defasadas e a criação do atendimento no Ginásio Oscar Pereira para dar conta da demanda de sintomas respiratórios”, explica a PMPG.

Sobre a possibilidade da volta das atividades nas UBS, o Executivo esclarece que “está condicionada ao retorno dos profissionais afastados”. Durante a ‘Sessão Ordinária’ da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) desta quarta-feira (23), a vereadora Joce Canto (PSC) também cobrou informações da Prefeitura, solicitando respostas sobre a reabertura das 17 Unidades Básicas de Saúde – a parlamentar Josi do Coletivo (Psol) também pediu esclarecimentos do Executivo.

Casos da covid

O ‘Gripário’ foi instalado em 24 de janeiro, com o objetivo de centralizar os atendimentos de casos respiratórios e sintomas gripais leves – na época, havia um aumento nos casos da covid-19. De acordo com o próprio comunicado do Executivo, o local deve ficar instalado por até 60 dias. Do seu início até agora, já foram realizados 11.745 atendimentos, sendo que 4.888 pessoas positivaram para a Sars-CoV-2. Os dados são da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – em média, 500 pessoas recebem os serviços do ‘Gripário’, localizado no Ginásio Oscar Pereira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE