Projeto visa a proibir plantação de Bisnagueira em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Projeto visa a proibir plantação de Bisnagueira em Ponta Grossa

Justificativa é que árvore exótica tem substâncias tóxicas para algumas espécies de abelhas nativas.

Spathodea Campanulata pode ser proibida na cidade ponta-grossense.
Spathodea Campanulata pode ser proibida na cidade ponta-grossense. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Justificativa é que árvore exótica tem substâncias tóxicas para algumas espécies de abelhas nativas

O Mandato Coletivo do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Ponta Grossa apresentou uma proposta que pretende proibir o plantio e a produção de mudas da espécie exótica Spathodea Campanulata, conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão ou Chama-da-Floresta, em Ponta Grossa. O Projeto de Lei (PL) nº 004/2022 já está tramitando na Câmara Municipal dos Vereadores (CMPG) e deve ser colocado em discussão após passar por todas as comissões permanentes da Casa de Leis.

Se aprovada, a iniciativa faz alterações na Lei nº 11.233, de 27/12/2012, que dispõe sobre a Política Ambiental Municipal de Ponta Grossa. Além de proibir o plantio ou produção dessa espécie, o projeto prevê que, após a retirada dessas árvores, deverão ser plantadas espécies nativas no lugar. Na justificativa da proposta, o Mandato Coletivo do Psol explica que “diversos estudos indicam que as flores da Espatódea apresentam substâncias consideradas tóxicas para algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão e também para as abelhas-africanizadas”, comenta.

Aprovação

Recentemente, Santa Catarina aprovou legislação para proibir a plantação da Spathodea Campanulata no Estado. Além disso, no início deste ano, Joinville (SC), por meio da Câmara Municipal da cidade, decidiu pela proibição de plantio da espécie exótica – a iniciativa foi apresentada pelo vereador Adilson Girardi (MDB). No fim de 2021, Mogi das Cruzes (SP) também apresentou e aprovou a proposta – a ideia foi da parlamentar Fernanda Moreno (MDB).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE