Câmara rejeita moção que defende permanência da TVE | aRede
PUBLICIDADE

Câmara rejeita moção que defende permanência da TVE

Dez vereadores foram contra a moção de apelo e seis favoráveis. Pedido era para que a prefeita retirasse de pauta o projeto que extingue a TV Educativa.

Discussões na Casa de Leis aconteceram na tarde desta quarta-feira (2).
Discussões na Casa de Leis aconteceram na tarde desta quarta-feira (2). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Dez vereadores foram contra a moção de apelo e seis favoráveis. Pedido era para que a prefeita retirasse de pauta o projeto que extingue a TV Educativa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) rejeitou a Moção de Apelo nº 031/2022, de autoria do vereador Izaías Salustiano (PSB), que solicitava que a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD) retirasse de pauta o Projeto de Lei (PL) nº 339/2021, que promove alterações na Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) e extingue a TV Educativa (TVE/PG) da cidade. Dez parlamentares votaram contra o pedido, enquanto outros seis foram favoráveis à moção. Mais informações sobre a solicitação do vereador Izaías clicando aqui.

Durante as discussões, que aconteceram na tarde desta quarta-feira (2), o parlamentar Filipe Chociai (PV), líder do Governo Municipal na Casa de Leis, solicitou que a proposta da televisão pública precisa ser discutida no Plenário. “Entendo que não seja o momento de votarmos esta moção”, disse, defendendo o “direito” de a prefeita encaminhar o PL para o Poder Legislativo. Na sequência, Izaías foi contra o argumento de Filipe, e afirmou que “temos que manifestar, antecipadamente, a nossa posição ao projeto. No íntimo, eu acho que todos são contra”. Ele também comentou que se a TVE está sendo mal utilizada, “a culpa é do Poder Executivo”.

Ainda nos debates, o vereador Leandro Bianco (Republicanos) não concordou com a opinião de Izaías e salientou que, “na hora certa, os vereadores se posicionarão sobre o projeto”. Por fim, Julio Kuller (MDB) defendeu a entrega da TV Educativa para a universidade e questionou se os parlamentares já assistiram, alguma vez, a televisão. Após, ele pediu o encerramento das discussões sobre a moção, tendo seu pedido aprovado – por conta disso, Geraldo Stocco (PSB) não pode opinar sobre a solicitação.

Votação

Os vereadores que votaram a favor da moção foram: Celso Cieslak (PRTB), Ede Pimentel (PSB), Geraldo Stocco, Izaías Salustiano, Joce Canto (PSC) e Josi do Coletivo (Psol). Já os que optaram por serem contrários ao documento foram: Divo (PSD), Felipe Passos (PSDB), Doutor Erick (PSDB), Filipe Chociai, Jairton da Farmácia (DEM), Julio Kuller, Leandro Bianco, Léo Farmacêutico (PV), Missionária Adriana (SD) e Pastor Ezequiel (Avante).

O presidente da Câmara, Daniel Milla (PSD), não vota, e os parlamentares Doutor Zeca (PSL) e Paulo Balansin (PSD) não estavam presentes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE