Chuvas podem formar ciclones na região Sul durante a semana | aRede
PUBLICIDADE

Chuvas podem formar ciclones na região Sul durante a semana

Pancadas de chuva e descargas atmosféricas são condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades que chegam ao PR

Apesar das fortes chuvas e da baixa temperatura, não há previsão de geada
Apesar das fortes chuvas e da baixa temperatura, não há previsão de geada -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pancadas de chuva e descargas atmosféricas são condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades que chegam ao PR

Previsões do Simepar, apontam que a semana paranaense começa com pancadas de chuva e descargas atmosféricas nas regiões da metade do sul do estado, devido a área de instabilidade vindas do Paraguai e Argentina, com condições favoráveis ao desenvolvimento de tempestades, principalmente na áreas próximas as divisas.

Durante a madrugada de terça-feira, a frente fria avança sobre o estado, provocando pancadas de chuva, descarga atmosféricas e rajadas de vento forte, ou seja, criando condições favoráveis para desenvolvimento de tempestades. Apesar das fortes chuvas e da baixa temperatura, não há previsão de geada.

A chuva que chega também ao norte do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina, tende a ser mais volumosa com 100 mm a 150 mm em alguns pontos, o que deve trazer transtornos. Segundo a MetSul Meterologia, a instabilidade vai se intensificar com muita chuva e vento pela formação de um ciclone na região que gerará nuvens muito carregadas com aporte de umidade vinda da Amazônia.

O cenário se deteriora muito entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina entre terça e quarta-feira, dias que serão de muita chuva e que vão se somar a prováveis acumulados de até 100 mm a 250 mm já registrados com a chuva do final de semana e de hoje.

Entre os dois dias, começa a se organizar em um ciclone, o que resultará em vento por vezes forte e chuva forte mais generalizada que será muito intensa e excessiva com altos acumulados que podem atingir de 100 mm a 250 mm em 24 horas em alguns pontos principalmente do Nordeste gaúcho e do Sul catarinense.

Na quinta, o episódio de instabilidade vai chegar ao fim com chance de chuva em pontos muito mais próximos da costa, bem menos volumosa, com a melhora do tempo na maior parte do Sul do Brasil com o ingresso de ar seco que vai proporcionar a presença do sol na esmagadora maioria dosa municípios da região. As projeções sinalizam os mais altos volumes para a metade Norte gaúcha e o estado de Santa Catarina. A chuva tende a ser mais expressiva principalmente no Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; e no Sul e no Leste do estado em Santa Catarina. Outras regiões dos dois estados e até pontos do Paraná, contudo, também podem ter acumulados pontualmente elevados de precipitação no período.

Por isso, o alerta para a chuva, que pode trazer muitos problemas e se configura em uma situação meteorológica de grave perigo com altíssima probabilidade de que se registrem alagamentos e inundações em zonas urbanas e rurais, deslizamentos de terra, cheias de rios, queda de barreiras, bloqueios parciais ou totais de rodovias por inundações ou desmoronamento de terreno, dentre outros riscos.

Com informações: Simepar e Met Sul

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE