PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

MCG destaca restauro da sede na 20ª Semana dos Museus

Ponta Grossa

16 de maio de 2022 15:45

Da Redação


Siga o a rede no Google News

Relacionadas

Prefeitura instala mais de 1,5 mil placas de sinalização viária

Homem é baleado com cinco tiros em avenida de PG

Cidades visitam PG para conhecer programas municipais

Programa Impacto fomentará ambiente de negócios local
Empresa de TI abre 20 vagas de estágio em PG
Rotariano de PG ganha prêmio de doador extraordinário
Operação Ferro-Velho combate furto de metais em PG
Conferência de abertura destaca o processo de restauro da sede histórica do Museu Campos Gerais Foto: Andre Bida
PUBLICIDADE

Conferência de abertura destaca o processo de restauro da sede histórica do Museu Campos Gerais

Em torno de 50 pessoas já se inscreveram na programação presencial do Museu Campos Gerais na 20ª Semana Nacional de Museus. O evento de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa ocorre a partir desta segunda-feira (16), no Auditório Brasil Pinheiro Machado. Às 19h, a conferência de abertura destaca o processo de restauro da sede histórica do MCG, com participação do reitor Miguel Sanches Neto, da pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco e do juiz federal Antônio César Bochenek.

Inaugurado em 1928, o prédio na esquina entre as ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro abrigou a sede do Fórum de Ponta Grossa. Em 1983, o Fórum é transferido para outro local e o prédio passa a abrigar a sede do Museu Campos Gerais da UEPG. Em 2003, o museu transfere atividades para a antiga sede do banco Banestado, na mesma quadra da edificação de origem, onde permanece até hoje. As obras de restauro agora em andamento referem-se a projeto submetido ao Fundo Nacional de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, em 2019, para recuperação de prédios históricos da justiça brasileira na região sul do país. O processo foi contemplado com a liberação de R$ 10,5 milhões para a execução do restauro do prédio.

Integração regional

O público inscrito no evento do MCG na 20ª SNM envolve estudantes e docentes da UEPG, mas também gestores e agentes de espaços de memória de Ponta Grossa e região. Devem participar durante a semana de debates e oficinas ofertados representantes do Parque Histórico de Carambeí, do Museu Histórico de Telêmaco Borba, do Museu Imigrante Holandês de Arapoti, do Museu de Ciências Naturais da UEPG e do Memorial do Basquete de Ponta Grossa.

Um dos diferenciais da programação deste ano é o planejamento integrado do evento junto a entidades da Associação de Museus, Acervos e Casas da Memória da Região dos Campos Gerais (AMRCG) e com participação da Rede de Museus, Centros de Memória, Documentação e Acervos Universitários do Estado do Paraná (Remup) – ambos fóruns representativos organizados durante os dois últimos anos de pandemia.


Serviço: Abertura do evento do MCG na 20ª Semana Nacional de Museus (16/05, 19h)

No Auditório Brasil Pinheiro Machado

Endereço: Rua Engenheiro Schamber, 686. Centro. Ponta Grossa.

Acesso à Programação

Inscrições até o meio-dia de segunda-feira (16): Acesse o sistema de Inscrição

PUBLICIDADE

Recomendados