PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Sanepar promove capacitação em saneamento em PG

Ponta Grossa

19 de maio de 2022 09:41

Da Redação


Siga o a rede no Google News

Relacionadas

Stocco lança pré-candidatura para deputado estadual

Jornal da Manhã completa 68 anos de história na região

Carro pega fogo em cima de guincho em rodovia de PG

Ponta Grossa entra no mapa nacional do cicloturismo
El Tomato prepara grande promoção de feijoada e pizzas
PM apreende carro adulterado, arma e drogas em PG
PG é a 19ª no Brasil em qualidade de administração
Sanepar e Fundação Municipal de Saúde promovem capacitação em saneamento Foto: Sanepar
PUBLICIDADE

Agentes de saúde de Ponta Grossa serão multiplicadores de informações sobre a importância do saneamento básico.

 

Cerca de 40 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, participaram de um curso de capacitação para facilitadores em saneamento. Promovido por meio de parceria entre a Sanepar e a Gerência de Atenção Primária da Fundação Municipal de Saúde, o curso visa preparar multiplicadores de informações relativas à importância do saneamento básico para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

As medidas de saneamento e suas disposições sobre o abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário estão determinadas no Código de Saúde do Paraná, que considera as obrigações não só dos entes governamentais, mas também das pessoas físicas na adoção e na manutenção das medidas de saneamento.

“Nesse sentido, a assimilação, por parte da comunidade, sobre a importância de regularizar os imóveis para cumprir as determinações do Código de Saúde do Paraná, é um dos desafios para os municípios e para a própria Companhia. Por isso contamos com o importante apoio dos facilitadores, como os agentes de saúde e professores”, afirma a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, que faz parte da equipe que promove o trabalho social dentro do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento.

De acordo com ela, com a capacitação, os facilitadores de diversos segmentos poderão atuar no processo de ensino/aprendizagem do tema saneamento básico, tanto em escolas como na sociedade em geral. Em Ponta Grossa, o curso incluiu módulo teórico e visita à estação de tratamento de água da cidade e à estação de tratamento de esgoto Gertrudes, na Vila Shangri-lá.

Dentro do mesmo programa, neste ano houve capacitações para professores da rede pública de ensino e agentes do Centro de Referência de Assistência Social do Parque do Café. Naquela região, incluindo a Vila Romana, a Sanepar está executando obras para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que deve atender mais 800 famílias.

REGIÃO - A formação de facilitadores em saneamento também está ocorrendo em outros municípios da região, que estão recebendo obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto. Em São João do Triunfo, 90 professores da rede pública de ensino estão sendo capacitados; em Telêmaco Borba, foram mais 11 no início do ano; e estão previstas outras turmas em Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Ortigueira e Irati.

 

PUBLICIDADE

Recomendados