PM fará acolhimento de moradores de rua em PG | aRede
PUBLICIDADE

PM fará acolhimento de moradores de rua em PG

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira (19), pelo Comando Regional; número 190 fica à disposição das pessoas que precisarem de auxílio

O 4º Comando Regional conta com o apoio da comunidade da região, que não deve hesitar em ligar ao 190
O 4º Comando Regional conta com o apoio da comunidade da região, que não deve hesitar em ligar ao 190 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira (19), pelo Comando Regional; número 190 fica à disposição das pessoas que precisarem de auxílio

O 4º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná editou em 18 de maio uma nota de serviço (nº 018/22) destinada à prestação de auxílio às pessoas em situação de rua nos 70 municípios de sua circunscrição, enquanto perdurar o inverno rigoroso, comum na região Sul do país.

A nota faz parte de uma compreensão moderna, ampla e necessária de segurança pública, isto é, de que a proteção da dignidade humana é missão inerente e urgente às polícias militares. Ao identificar pessoas em situação de rua, em estado de vulnerabilidade, os Policiais Militares em serviço, buscarão auxiliá-las e junto aos órgãos responsáveis dos municípios, uma devida acomodação em abrigos ou outras possibilidades de pernoite, em local seguro e protegidos do frio.

O 4º Comando Regional conta com o apoio da comunidade da região, que não deve hesitar em ligar ao 190 quando localizar pessoas em situação de vulnerabilidade. Outrossim, os aquartelamentos PM foram deixados à disposição das entidades para apoiar as campanhas de arrecadação de agasalhos. Destarte, basta que as entidades procurem os Comandantes de Unidade para ajustes.

Também, nessa quinta-feira (19), a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua do Estado do Paraná (CIAMP-RuaPR), encaminhou novas diretrizes aos órgãos estaduais, municipais e instituições da sociedade civil para atendimento as pessoas em situação de rua nos dias de frio intenso.

Conforme a presidente do CIAMP-RuaPR, Dulce Darolt, é responsabilidade do Poder Público proteger grupos em situação de vulnerabilidade e risco social. “Neste caso, o público é de vulnerabilidade extrema. Assim, o Comitê propõe e orienta medidas de proteção para a população em situação de rua, especialmente voltadas aos dias de baixas temperaturas, que já ocorrem em praticamente todo o Estado”, afirmou.

Ela destaca que é necessário fortalecer a Rede de Proteção para este público buscando, preventivamente, medidas para atendê-lo em sua totalidade, com acolhimento. “Para aqueles que não aceitam serem acolhidos, que sejam fornecidos cobertores, agasalhos, além de vigilância de seu bem-estar durante as noites mais frias do ano”, ressaltou Dulce.

No caso de alto número de acolhimentos, acrescenta, devem ser mantidos os cuidados e recomendações sanitárias para garantia de higiene e da saúde das pessoas atendidas.

A presidente do CIAMP-RuaPR destaca, ainda, que é essencial acompanhar as informações geradas pela Rede Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM), assim como pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), para planejar a adotar prontamente as providências necessárias.

Para obter mais informações e comunicar sobre pessoas em situação de rua, basta enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou entrar em contato pelo telefone 156, em alguns municípios, e 190 em todo o Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE