PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Alunos aprendem sobre Parque Nacional dos Campos Gerais

Ponta Grossa

23 de maio de 2022 09:22

Da Redação


Relacionadas

Sergio Moro critica polarização e define futuro em 10 dias

Renata Florisbelo lança novo livro em evento cultural

Vereadora Joce Canto valoriza trabalho do CimSaúde

Prefeitura promove mutirão de vacinação contra Covid-19
Prefeitura entrega obra da antiga CPS e prevê outras onze
PSOL quer devolver título de cidadania a Lula em PG
Prefeitura intensifica trabalho de recuperação de praças
PUBLICIDADE

Será realizado uma série de palestras aos alunos das escolas municipais. 

Alunos das escolas municipais de Ponta Grossa aprenderão mais sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais em uma série de palestras a partir desta segunda-feira (23). As ações formativas serão ministradas pelos estudantes do curso de turismo da UEPG que integram o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LabTan) da universidade.

A ação é uma contrapartida do projeto “Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais”, aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE) e está sendo executado com o patrocínio da empresa Continental do Brasil e produção da ABC Projetos Culturais. A realização é do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LabTan) da UEPG  e tem coordenação da professora Dra. Jasmine Cardozo Moreira. 

O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) é uma Unidade de Conservação (UC) localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, no Paraná. Foi criado em 2006 e tem a função de assegurar a proteção dos recursos naturais, plantas, animais, rios e belezas cênicas. Seu objetivo é preservar e conservar os campos nativos e as florestas de Araucárias que existem na região, além de proteger espécies ameaçadas de extinção. 

“O principal objetivo do projeto é fazer com que os participantes conheçam um pouco mais sobre a biodiversidade, geodiversidade e aspectos culturais da região”, salienta Jasmine, reforçando que o principal foco é que a geração mais nova tenha conhecimento sobre o patrimônio local. 

Uma forma lúdica adotada pelo projeto para divulgar o patrimônio paranaense foi a produção de um jogo da memória e um livreto, contendo elementos característicos da região e informações adaptadas em linguagem acessível para o público infantil. Todas as escolas municipais de Ponta Grossa receberam jogos para proporcionar atividades com as crianças. Além disso, o projeto também possui um site (https://jogodamemoriapncg.com.br/), onde qualquer pessoa poderá brincar online com o jogo da memória, além de acessar curiosidades, imagens e produção científica sobre o PNCG. 

Confira o calendário das palestras promovidas para o projeto “Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais” a seguir:

MAIO

23/05 – Escola Municipal Zanoni Rogoski – 13h30

25/05 – Escola Municipal Dércia do Carmo Novinski – 13h30 

26/05 – Escola Municipal Carlos Ribeiro de Macedo – 13h30 

30/05 – Escola Municipal Marta Filipowski de Lima – 13h30 

31/05 – Escola Municipal Edgar Sponholz –  13h30 

JUNHO

01/06 – Escola Municipal Mario Braga Ramos  – 13h30 

06/06 – Escola Municipal Plauto Miró Guimarães  – 13h30 

08/06 – Escola Municipal Maria Laura Pereira – 13h30 

09/06 – Escola Municipal Eloy Avrechack – 13h30 

13/06 – Escola Municipal Maria Eulina Scheena  –  13h30 

Da assessoria

PUBLICIDADE

Recomendados