Festas religiosas movimentam três paróquias da região | aRede
PUBLICIDADE

Festas religiosas movimentam três paróquias da região

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será celebrada na segunda-feira (27)

Paróquias em Ponta Grossa, Castro e Irati já estão celebrando.
Paróquias em Ponta Grossa, Castro e Irati já estão celebrando. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será celebrada na segunda-feira (27)

Uma das devoções mais conhecidas pelo Brasil e também na Diocese de Ponta Grossa, onde existem, só entre as matrizes paroquiais, três comunidades erigidas em sua honra, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é festejada na próxima segunda-feira (27).  Em Ponta Grossa, Castro e Irati os paroquianos e devotos já celebram sua padroeira, alguns com mais pompa, outros ainda de maneira contida, devido aos efeitos da pandemia. Em comum, a celebração de missas solenes, dia 27, às 19 horas, no Santuário Diocesano, em Ponta Grossa, e em Irati, e, às 19h30, em Castro.

Em Irati, não vai haver festa. O administrador paroquial, padre José Nilson Santos, argumenta que, recém saindo da pandemia, a cidade apresenta ainda número de casos preocupante. “Quando cheguei, o Conselho Pastoral já havia definido fazer um almoço, no dia 12, seguido de bingo. Foram vendidos mais de mil cartões e a participação foi muito boa”, comenta o administrador, que assumiu a paróquia em abril. “Dia 27, dia da padroeira, será realizada uma missa solene, às 19 horas na matriz. Quem sabe, ano que vem, possa fazer algo diferente, em uma programação a ser pensada a partir de fevereiro e organizada”, afirma.

No Santuário diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Paróquia São José, em Ponta Grossa, a festa marca também o Jubileu de Prata do espaço, comemorado este ano. A preparação para os festejos iniciou já no dia 3 deste mês, com a consagração a Nossa Senhora dos integrantes de pastorais e movimentos: ministros extraordinários da comunhão eucarística (dia 3), coroinhas e acólitos (6), liturgia (9), Oficina de Oração e Vida (10), música (13), Pastoral Familiar (17), evangelização fundamental (20), Capelinhas (23), Catequese (24), CPP (27) e Pastoral Social (30). A consagração se dá sempre às 18h45 horas e depois a celebração da missa.

A primeira noite do tríduo em honra à santa será na noite desta sexta-feira (24), às 19 horas, A celebração se repete no sábado e no domingo. Na segunda-feira, 27 de junho, a Missa Solene será às 19 horas. Haverá a venda do tradicional bolo, com as medalhas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os devotos estão sendo convidados a trazer uma flor natural e lamparinas para montar um jardim florido e iluminado para Nossa Senhora, a partir da primeira noite do tríduo, além de testemunhos por escrito para ser formado um mural em agradecimento à Mãezinha.    

Em Castro, a festa da padroeira iniciou dia 17, com missa em louvor a Mãe do Perpétuo Socorro, a preparação com os colaboradores que iriam trabalhar nos festejos, consagração e a apresentação de toda a nova igreja matriz, seus símbolos e significados.  No dia 18, iniciaram as novenas. No primeiro dia, a celebração foi seguida de um baile de rua, que teve a participação de muita gente, conta o pároco, padre Cristiano Marcos Rodrigues, citando que está havendo novena diária, celebrada por padres de outras paróquias, com bênçãos especiais e com a intercessão dos padroeiros das comunidades. “Celebramos junto a todas as comunidades de onde saiu a nossa paróquia: a Nossa Senhora do Rosário, a São Judas Tadeu, a Senhora Sant’Ana e a Imaculada Conceição, de Carambeí. Este ano, estamos louvando a Deus pela história da paróquia. Ano passado, não foi possível fazer (a festa) os 15 anos da paróquia, que já estava programada, e, este ano, está dando certo a realização, com participação plena do povo. Está bem bonito e bem participativo”, destaca.

Nesta quinta-feira (23), ainda dentro da programação, houve a instituição de novos ministros, e, a benção e renovação dos que já atuam. Na sexta-feira, bênção será para os integrantes do Apostolado da Oração, seguida da festa junina de São João, com fogueira e show de prêmios. No sábado, diferentes atrações acontecerão à tarde, celebração da missa e novena, e, depois, festa com apresentação da quadrilha paroquial, show de prêmios e venda de comidas típicas. No domingo, às 10 horas, a missa será presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi, que vai abençoar o altar e ambão da nova igreja, que está quase pronta. Dia 27, haverá nove novenas, a partir das 6, durante todo o dia, com a comercialização do bolo da padroeira. A Missa Solene em ação de graças, às 19h30, encerra a programação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE