Diretores se reúnem por 'Equidade na Educação' | aRede
PUBLICIDADE

Diretores se reúnem por 'Equidade na Educação'

Diretoras e diretores das duas cidades participam nesta segunda e terça de formação presencial para melhorar o aprendizado dos alunos

O encontro conta com 210 gestores das duas cidades e tem a parceria do Centro Lemann.
O encontro conta com 210 gestores das duas cidades e tem a parceria do Centro Lemann. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diretoras e diretores das duas cidades participam nesta segunda e terça de formação presencial para melhorar o aprendizado dos alunos

Diretoras e diretores dos municípios de Ponta Grossa e Castro participam nesta segunda e terça (27 e 28) do Encontro para Formação de Lideranças para a Equidade. A proposta do evento é debater estratégias para aprimorar a aprendizagem de cada um dos alunos das redes municipais, respeitando as suas individualidades. O encontro conta com 210 gestores das duas cidades e tem a parceria do Centro Lemann.

O conceito de equidade está ganhando cada vez mais importância no dia a dia de professores e alunos da educação pública. O termo chegou para arejar o ensino e demonstrar que além de oferecer condições de acesso para todos os alunos, a educação precisa ir além e oferecer atenção individualizada para cada criança, na medida do potencial e das necessidades de cada uma.

Para melhor desenvolver e para encontrar formas de aplicar esse conceito nas escolas, os dois municípios estão participando do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, promovido pelo Centro Lemann, com atividades online e encontros presenciais.

Conforme a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves, o encontro promove a integração entre as práticas dos profissionais de cada rede e a troca de experiências entre as cidades. "Estamos em um momento de recomposição das aprendizagens e fica bastante evidente que é necessário agir com equidade, pois cada aluno é único e teve experiências singulares nestes últimos anos. Além disso, é uma oportunidade para desenvolver esse olhar em nossos diretores e diretoras, que são também líderes nesse processo", analisa Simone.

Rejane de Paula Nocera, secretária de Educação de Castro, indica que os profissionais estão evoluindo como lideranças, pessoas e professores. "Pensando nessa interação com a rede de Ponta Grossa, é muito interessante quando a gente escuta e percebe que as necessidades, problemas, sonhos e conquistas são muito parecidos com as nossas. E percebo o quanto a gente precisa descobrir as realidades de vários outros municípios para podermos identificar coisas na nossa própria rede", conta Rejane, que também destaca a parceria com Ponta Grossa. "Fortalece os laços entre os diretores da sua própria rede e também entre as duas cidades", avalia.

Rita Jobim, coordenadora pedagógica de formação do Centro Lemann, explica que a proposta do programa é que cada equipe gestora reflita e promova ações em suas escolas, desde já, pensando em suas práticas, competências e experiências de liderança, sempre com foco na equidade. "A equidade é diferente da igualdade. Na educação como um todo, se tem a tendência de dizer que devemos oferecer o mesmo para todos, que isso é justo. E o que trazemos é que não é o mesmo para todos que resolve, mas sim dar a cada um o que cada um precisa, entendendo os contextos sociais, econômicos, as trajetórias de vida, marcadores raciais, gênero, deficiências, e outras necessidades. Precisamos ter um olhar para a individualidade, para fazer com que todo mundo consiga ter acesso às mesmas coisas, e tenha o mesmo potencial de se desenvolver, mas para isso é preciso dar coisas ligeiramente diferentes para cada um. É preciso equilibrar os esforços para compensar o ponto de largada de cada pessoa", ilustra.

Presencial

Este é o primeiro encontro presencial do Programa de Formação, que possui seis módulos. Nos próximos encontros presenciais, em outros municípios participantes, os gestores de Ponta Grossa também poderão estar presentes. As atividades desta segunda e terça ocorrem nas salas de aula da Unicesumar, que gentilmente cedeu o espaço para a formação e debates.

Com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE