Jornal da Manhã completa 68 anos de história na região | aRede
PUBLICIDADE

Jornal da Manhã completa 68 anos de história na região

Mais antigo jornal da região com circulação ininterrupta, veículo de comunicação se destaca, mais do que levando a informação aos leitores, como uma ferramenta de desenvolvimento regional

O Jornal da Manhã circula em Ponta Grossa e outros 30 municípios da região
O Jornal da Manhã circula em Ponta Grossa e outros 30 municípios da região -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais antigo jornal da região com circulação ininterrupta, veículo de comunicação se destaca, mais do que levando a informação aos leitores, como uma ferramenta de desenvolvimento regional

Há 68 anos, quando Ponta Grossa beirava os 70 mil habitantes, nascia um produto que faz (e conta) parte da história do dia a dia da cidade até os dias atuais: o Jornal da Manhã. Tudo começou com o linotipo, em 4 de julho de 1954, e essa trajetória é marcada por uma série de transformações, em um jornal diário que contou a história regional e nacional desde a presidência de Getúlio Vargas, passando pela Ditadura Militar, a redemocratização e os impeachments. O tempo passou e as rústicas máquinas de escrever deram espaço para os teclados dos computadores e à internet, e hoje tudo isso está presente em uma compacta tela portátil, em qualquer lugar do mundo, nas telas de smartphones e tablets.

Apesar de toda essa evolução e revolução, o JM sempre manteve suas raízes, priorizando a credibilidade e pautado como um jornal crítico, moderno e regional, que pratica o Jornalismo Público. Hoje, o JM tem uma tiragem de 12,1 mil exemplares por dia e 14.050 nos fins de semana, chegando em Ponta Grossa e outras 30 cidades dos Campos Gerais e da região Centro-Sul do Paraná. “Fundado por Petrônio Fernal, é o jornal mais antigo da região com circulação ininterrupta, que nunca deixou de circular, e hoje, mesmo sendo um ‘senhor Jornal’, continua um jornal moderno”, resume Eloir Rodrigues, diretor do Grupo aRede, ao qual pertence o Jornal da Manhã.

É justamente esse um dos diferenciais do Jornal da Manhã, o fato de integrar o Grupo aRede, que detém o Portal aRede, apontado pela ferramenta Similarweb Pro, como o portal de notícias mais acessado do interior do Paraná, com audiência 10 vezes maior que a soma de outros portais de notícias da região. “Trabalhamos com essa dualidade no digital e no impresso. Enquanto na internet trabalhamos com a notícia instantânea, do ‘Aconteceu tá na aRede’, o Jornal da Manhã tem a característica histórica do impresso, de ter um caráter documental, de algo que se pereniza ao longo do tempo, que serve como um material de consulta e tem esse caráter”, destaca Rodrigues. “Por isso o JM se mantém, especialmente com seu público leitor, que não abre mão de pegar o jornal impresso e folhear”, completa.

Como um meio de comunicação sério, comprometido em levar a informação ao público, muito mais que noticiar, o Jornal da Manhã pauta assuntos em defesa de projetos para o crescimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. “O Grupo aRede tem o compromisso não apenas de informar diariamente com responsabilidade, de forma isenta e plural, mas ser uma ferramenta de desenvolvimento regional, e também tem compromisso de ser protagonista, participando desse desenvolvimento, através do projetos que temos, direto na educação, como o Vamos Ler, direto na economia regional, com anuário e a revista, e com outros projetos que desenvolvemos”, ressalta.

Para Mario Martins, que passou a ocupar cargo de editor-chefe do JM no final de 2010 e hoje responde como Gerente de Conteúdos do Grupo aRede, o Jornal da Manhã tem grande relevância como um meio de comunicação no contexto onde está inserido. “O JM cumpre um papel importante no jornalismo e dentro da própria sociedade. Ao longo dos anos, defende os interesses do cidadão, priorizando a discussão de diferentes temas que asseguram o desenvolvimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. São incontáveis as bandeiras levantadas pelo JM em 68 anos de história” disse. “Importante ressaltar, também, que o JM é dos mais modernos periódicos do Brasil, resultado do constante investimentos realizados em tecnologia”, completa.

Jornal é reconhecido como ‘o mais influente dos Campos Gerais’

Há 15 anos, desde 2007, o Jornal da Manhã vem passando por várias mudanças, em constante aprimoramento para manter-se como referência regional – a prova disso é que em 2016 mudou para o formato Berliner, mais compacto, e passando a contar com todas as páginas editoriais coloridas, se tornando de mais prático manuseio e deixando a leitura jornalística ainda mais prazerosa. Isso o faz ser reconhecido como o ‘mais influente jornal dos Campos Gerais’. “Seja no impresso ou no digital, na máquina de escrever ou na tela do celular, nosso compromisso com as mais de 3 milhões de pessoas que acessam os nossos conteúdos todos os meses é um só: levar a informação como ferramenta isenta e plural para ajudar a construir um futuro melhor”, conclui o diretor do grupo.

Confira alguns projetos do Grupo aRede:

Vamos Ler

Criado em 2008, o projeto Vamos Ler contribui para o desenvolvimento da cidadania e da formação de jovens críticos no ambiente escolar, aproximando as áreas da Comunicação e da Educação. A notícia e as novas tecnologias são usadas como ferramenta pedagógica. O projeto é voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Estudantes de diversos municípios são beneficiados pelo projeto mantido por meio da parceria com empresas e poder público.

Livro Caminhos dos Campos Gerais

Publicado anualmente, desde 2010, o livro Caminhos dos Campos Gerais é uma referência para investidores, turistas e outras pessoas interessadas em conhecer Ponta Grossa e os municípios da região, seja para trabalhar, visitar ou morar. O material atualiza, todo ano, os principais indicadores socioeconômicos da região, destacando as suas principais potencialidades, servindo como uma ferramenta de fomento para o desenvolvimento econômico e social. Neste ano, lançado no último dia 29 de junho, o tema foi “A força do Agro”.

Revista Ponta Grossa Competitiva

O Grupo aRede, detentor das marcas Jornal da Manhã e Portal aRede, apresenta em setembro de 2022, a 12ª edição da ‘Ponta Grossa Competitiva’, a principal referência de informações sobre o Município. A revista, que vai circular no dia 15 de setembro, data em que o Município comemora 199 anos de fundação, destacará a cidade como importante polo turístico do Sul do Brasil e suas principais estratégias na atração de visitantes.

O Melhor da Educação

O Painel Digital ‘O Melhor da Educação’ coloca na vitrine os principais diferenciais que cada escola particular de Ponta Grossa e dos Campos Gerais tem a oferecer para uma formação educacional de qualidade. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã e com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Consiste na produção de conteúdo nos meios digital e impresso sobre a estrutura física e pedagógica oferecida pelas escolas.

Portal aRede lidera audiência no interior do Paraná

Quando se fala em audiência, o Portal aRede é líder isolado na região, com 10 vezes mais visitas que a soma de outros portais da região. Dados da ferramenta Similarweb, apontada como a ‘medidora oficial do mundo digital’, mostram que nos meses de fevereiro a abril de 2022, o Portal aRede alcançou a marca de 9,37 milhões de visitas, superando a audiência de todos os portais do interior do Estado. Apenas em Ponta Grossa, município de sua sede, o Portal aRede teve uma audiência 23 vezes maior que o segundo colocado. A média do portal foi de 940 mil visitas por mês, que resultaram em uma média de 8,42 milhões de visualizações de páginas (Page Views). Somente pelas plataformas digitais do Portal aRede, que incluem Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, WhatsApp e LinkedIn, são mais de 3 milhões de pessoas alcançadas por mês pelo grupo. No Facebook, por exemplo, são 180.542 seguidores, os quais propiciaram mais de um milhão de engajamentos nas publicações nos últimos 28 dias, entre 6 de junho e 3 de julho, resultando em mais de 417 mil cliques para as matérias postadas. No Instagram, onde o Portal aRede possui 46,9 mil seguidores, foram 2.117.880 pessoas alcançadas em maio. Tanto no Facebook quanto no Instagram, a liderança é isolada entre os portais de notícias da região, com mais de 66 mil seguidores de vantagem para o segundo colocado e mais que o triplo da audiência do segundo maior na região.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE