Fibromialgia será discutida em audiência pública nesta semana | aRede
PUBLICIDADE

Fibromialgia será discutida em audiência pública nesta semana

A audiência pública está agendada para próxima quinta-feira (14) às 18 horas na câmara Municipal de Ponta Grossa

Fibromialgia será discutida em audiência pública nesta semana
Fibromialgia será discutida em audiência pública nesta semana -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Audiência pública está agendada para próxima quinta-feira (14) às 18 horas na Câmara Municipal de Ponta Grossa

Um grupo de pessoas que sofrem com a fibromialgia lutam pelos direitos relacionados a doença, e conseguiram agenda para realizar uma audiência pública que irá  discutir o direito a carteirinha para atendimento preferencial. A audiência está prevista para acontecer na próxima quinta-feira (14) às 18 horas, na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

"É importante que o maior número de pessoas participem desta audiência, portadores da doença ou não" comenta a voluntária Adriane Scremin. 

As pessoas que sofrem com a Fibromialgia, enfrentam dor crônica, fadiga, sono não reparador, entre outros sintomas. “Nós fibromiálgicos, não conseguimos fazer o mesmo exercício físico que outras pessoas fazem, temos dor 24 horas, mesmo medicada. Nossa luta é para conseguir atendimento especializado”, diz a voluntária Adriane Scremin.

A Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), luta para conseguir um centro especializado para atendimento de pessoas que sofrem com a fibromialgia, chamado 'Centro da dor'. O projeto já funciona em outros estados e o grupo da região dos Campos Gerais se mobiliza para ser executado em Ponta Grossa.

Segundo a Anfibro, o número de pacientes com fibromialgia tende a aumentar nos próximos anos em decorrência dos sintomas pós COVID-19. A voluntária Adriane, diz que Em Ponta Grossa, há apenas um especialista de reumatologia que atende no Hospital Universitário.

O que é o "Centro da dor"?

O Centro da dor, será um local para atendimento de todas as especialidades que o paciente de fibromialgia necessita: psicologia, psiquiatria, reumatologia, neurologia, dentre outros.  A solicitação dos pacientes se fundamenta no fato de precisarem ir a vários locais em busca de atendimento especializado, ao mesmo tempo, em que enfrentam os terríveis sintomas que a doença lhe causa. 

O que é a Fibromialgia?

Segundo a Associação de Reumatologia, a síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece, não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. Talvez os critérios utilizados hoje no diagnóstico da FM tendam a incluir mais mulheres.  A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE