Incremento no saldo positivo do Caged demonstra desenvolvimento de PG | aRede
PUBLICIDADE

Incremento no saldo positivo do Caged demonstra desenvolvimento de PG

86% das contratações do mês de junho foram para mulheres

Setor de Serviços tem o melhor resultado, seguido pelo Comércio e Indústria
Setor de Serviços tem o melhor resultado, seguido pelo Comércio e Indústria -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa fecha mais uma vez com saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O mês de junho registrou na cidade 4.617 admissões e 3.948 demissões. O Setor de Serviços apresentou melhor resultado, seguido pelo Comércio, Indústria e Agropecuária, com todos os índices favoráveis.

De acordo com o Caged, Ponta Grossa (460) acompanha o estado no saldo na contratação para o setor de Serviços (10.026), que está em alta no momento. Seguido pelo Comércio com saldo de 230 na cidade e 2.344 no estado, e na Indústria obtendo saldo de 81 em Ponta Grossa e de 2.337 considerando os 399 municípios do Paraná. O saldo único saldo negativo, na Construção, o saldo em Ponta Grossa (-120), ainda é menor que o registrado no Paraná (-248). Já no setor Agropecuário, a cidade conta com um índice positivo com 18 pontos, diferente do Paraná com -298.

A prefeita Elizabeth Schmidt reconhece que esse saldo positivo é reflexo da retomada da economia não apenas em Ponta Grossa, no estado e no país. No entanto, destaca que o mercado de trabalho de Ponta Grossa está aquecido e tem tudo para melhorar com a grande quantidade de contratações no Setor de Serviços, no comércio através de supermercados e atacadistas, como a Indústria que conta com um saldo melhor que do estado do Paraná. “Ponta Grossa se desenvolve mais do que a maioria das cidades do estado e os indicadores que confirmam isso é a abertura de novos negócios e a geração de emprego. Estamos no caminho certo”, disse Elizabeth.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, comenta que diversos fatores justificam este momento do emprego no Brasil, no Paraná e em Ponta Grossa. Segundo ele, no último mês foi registrado um índice maior de contratações do público feminino e um percentual de 86% e que permaneceram no mercado de trabalho. “Outro fato também que foi analisado, é que nesse saldo positivo ocorreu um grande volume de contratações para pessoas com ensino médio completo. O que isso representa que o mercado fica, de fato, com quem se qualifica. O que reforça a importância das políticas públicas de Ponta Grossa em investir em capacitação de mão de obra”, finaliza Gomes, que está como secretário municipal interino de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

Ponta Grossa está entre as cinco cidades do Paraná e entre as 10 do Brasil que se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador, de janeiro a abril de 2022, que mais colocaram trabalhadores em empregos formais através da intermediação de mão de obra.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE