Aliel cobra nomeação de aprovados para a 'Caixa' | aRede
PUBLICIDADE

Aliel cobra nomeação de aprovados para a 'Caixa'

Parlamentar encaminhou requerimento junto ao Ministro da Economia pedindo explicações

Diretoria que ele chefiava tem relação com apuração do escândalo de assédio na cúpula da instituição
Diretoria que ele chefiava tem relação com apuração do escândalo de assédio na cúpula da instituição -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) encaminhou um requerimento ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando explicações a respeito das convocações previstas no concurso público da Caixa, realizado em 2014, além de informações acerca do Plano de Expansão da instituição. 

De acordo com o documento, Aliel questiona o número de aprovados convocados até 2022; para quais agências estes foram designados; qual o cronograma de convocação previsto, ou em curso, no certame de 2014; bem como se há previsão, ou não, para a convocação de todos os aprovados, com explicações para ambas as situações. 

Além disso, o deputado pediu explicações sobre a convocação de 1.106 aprovados, anunciada em abril deste ano, e porque apenas 500 entre os 1.106 aprovados foram admitidos, deixando de fora os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Para Aliel, existe um importante papel social através dos serviços prestados pela instituição. “A Caixa é responsável pela execução das políticas públicas do Governo, como  pagamento do Auxílio Brasil, FGTS, da casa própria para as pessoas de baixa renda. Precisamos ampliar o quadro de funcionários para que a instituição consiga prestar atendimento de qualidade para essa população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições e outras alternativas de autoatendimento. Esta situação não pode permanecer do jeito que se encontra”, destaca o deputado.  

 A respeito do Plano de Expansão, Aliel também questiona quando e de que forma se dará a recomposição do quadro de pessoal da instituição; quantos servidores serão necessários para que haja ampliação dos serviços; e se há embasamento de algum estudo técnico para efetivar o Plano de Expansão. 

Segundo o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), e de acordo com a portaria n°14 de 16 de julho de 2013, à época do concurso realizado em 2014, a Caixa contava com 106.899 empregados, com estimativa de ampliação do quadra, em 2015, para um total de 111.922. Porém, após 6 anos, o quadro de funcionários, de acordo com a portaria nº 10.070 de 18 de agosto de 2021, sofreu drástica redução e, atualmente, possui 87.544 empregados, resultando em um déficit de mais de 24 mil empregados. 

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE