Semana de Qualificação leva mais de 5 mil pessoas na Estação Saudade

Cursos de capacitação movimentam evento, que ainda conta com vagas abertas

Cursos de capacitação movimentam evento, que ainda conta com vagas abertas
Cursos de capacitação movimentam evento, que ainda conta com vagas abertas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Semana Municipal de Qualificação Profissional promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional chega ao seu terceiro dia, com a oferta de mais de 100 cursos gratuitos para a população, além de bolsas de estudo de instituições de ensino parceiras. O evento que encerra nesta sexta-feira (12) contará com um ‘saldão de vagas de emprego’, das mais de 1 mil vagas ofertadas durante a semana.

O diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes, comenta que cerca de 5 mil pessoas passaram pela Estação Saudade nos dois primeiros dias do evento e aproximadamente 1 mil encaminhamentos para vagas de emprego foram entregues. Além disso, cerca de 30 pessoas foram contratadas, na hora, na Estação Saudade. “Nesta sexta-feira, teremos um ‘saldão de vagas de emprego’ em que mais encaminhamentos serão entregues e mais pessoas conseguirão sua oportunidade no mercado de trabalho”, disse Gomes.

Gomes salienta que além das vagas de trabalho, o evento conta com mais de 100 cursos de qualificação, além de palestras para a formação de mão de obra qualificada. “Muitos cursos e palestras acontecem na Estação Saudade, no decorrer do evento. Porém, outros estão com matrículas abertas”, disse o diretor.

Diego Santos, professor no sistema S, relata que a demanda do mercado de motos tem aumentado bastante. Ele conta que muito profissionais na área não tem a qualificação necessária. “Esse curso vem para agregar, tanto para a pessoa que quer aprender uma nova profissão e se inserir no mercado quanto à pessoa que já trabalha nessa área. A indústria se fortalece com isso e as oficinas se beneficiam também, ao encontrar um profissional apto a realizar as atividades dentro de uma oficina”, avalia Santos.

Concorda Terezinha Bittencourt que ministra curso de costura. O curso aborda o uso de máquinas industriais, manutenção, como trabalhar com ela. Além disso, haverá a confecção de roupinhas infantis, por exemplo. “A primeira etapa do curso é mais voltada para a indústria. Mas, também, se a pessoa quiser trabalhar em casa, como autônoma, ela sai daqui preparada para isso. Tanto na indústria quanto para autônomas. As vezes a pessoa quer empreender, montar um próprio negócio, uma alfaiataria. A pessoa sai preparada para enfrentar a vida, o mercado de trabalho”.

O secretário de Indústria, comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro Neto, conta que a Semana de Qualificação contou com diversas parcerias importantes para a realização do evento. Segundo ele, mais de uma centena de cursos são oferecidas gratuitamente para a população. “A Semana de Qualificação Profissional visa disponibilizar para a população as ferramentas necessárias para o cidadão ser bem-sucedido no mercado de trabalho. Trabalhadores capacitados conseguem recolocação no mercado de trabalho com muito mais facilidade. Este é o esforço da Prefeitura para atender quem está desempregado e auxiliar as empresas no preenchimento das vagas”, finaliza Loureiro.

Cursos com vagas disponíveis para inscrição na Semana de Qualificação Profissional, com as aulas que realizadas no mês de agosto e setembro:

- Trilha usinagem cnc na indústria

- Trilha parâmetro de corte para usinagem

- Trilha ferramentas para usinagem com máquinas cnc

-Corte e costura básica

-Confecção de enxovais para bebê

-Práticas administrativas

-Técnicas de confeitaria 

Conteúdo de marca

Quero divulgar right