Prefeitura inicia atividades da Semana da Pessoa com Deficiência | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura inicia atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

Diversas ações e participações do público PCD acontecem até domingo (28)

Aproximadamente 150 pessoas com deficiência assistidas pela Prefeitura farão um passeio no Parque Estadual de Vila Velha, nesta quarta-feira
Aproximadamente 150 pessoas com deficiência assistidas pela Prefeitura farão um passeio no Parque Estadual de Vila Velha, nesta quarta-feira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Começaram nesta segunda-feira (22) as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Até domingo, estão programadas atividades artísticas, esportivas, de prestação de serviço e de reflexão sobre a realidade do público PCD no presente contexto.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o papel da gestão é agir para permitir que todos tenham condições de enfrentar suas dificuldades nos mais diferentes ambientes que promovam a inclusão e ressaltou a atuação das secretarias municipais de forma integrada. “Que esta Semana, que tem como tema ‘superar barreiras para garantir inclusão’ sirva para levantar discussão e o olhar das pessoas para o assunto, que seja um marco de humanização para a nossa cidade”, disse Elizabeth.

A condução da cerimônia de abertura, realizada na Praça de Atendimento do Paço Municipal, foi feita pelo jornalista Gabriel Felipe Fonseca, deficiente visual, que que ao vivo pela Rádio Inclusão, da Prefeitura, realizou uma entrevista com Ana Luiza de Freitas Vieira, que tem síndrome de down. O grupo Dança sem Limites, que visa o desenvolvimento artístico da pessoa com deficiência e que representou Ponta Grossa, recentemente, no Festival de Dança de Joinville, também se apresentou no local. Lideranças do público PCD também compareceram ao evento.

A presidente da Fundação de Assistência Social, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, explicou que um dos principais objetivos da Semana é sensibilizar para a inclusão. “Por isso, na abertura da programação, ao invés de irmos até os locais onde as pessoas com deficiência costumam frequentar, resolvemos trazer a ação para o Paço Municipal”, enfatiza Vinya.

Programação:

Amanhã está programada, no período da tarde, no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, uma gincana para os usuários do espaço, como também, dois jogos de tênis de mesa entre atletas com deficiência visual da APEDEF, com os alunos do Colégio Sepam e da Escola Adventista, nos ginásios das respectivas escolas.

Aproximadamente 150 pessoas com deficiência assistidas pela Prefeitura farão um passeio no Parque Estadual de Vila Velha, nesta quarta-feira (24). Já na quinta-feira (25) acontecerá a 2ª edição do The Voice PG, em que usuários do Ginásio PCD mostrarão seus dotes musicais e serão avaliados pela ex-participante do The Voice Brasil Isabela Huk. Este evento conta com a parceria da Hamburgueria 13 que fará a doação de lanches para o público PCD presente.

Na sexta-feira (26), no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, das 14h às 16h, acontece o Dia da Cidadania com o agendamento de carteiras de identidade PCD, Cadúnico, auxílio BPC, informações sobre a carteira do autista pelo Observatório da Inclusão, cadastros para vagas de emprego e cursos de qualificação destinados para o público PCD. Além disso, ainda na sexta, às 14h, no Salão de Turismo no Shopping Palladium, acontecerá uma apresentação do grupo Dança sem Limites.

Na manhã de sábado (27), na Avenida Vicente Machado, a Prefeitura realizará uma blitz educativa denominada como “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, sensibilizando os motoristas a não parar em vagas exclusivas para o público PCD. Já no domingo (28), 40 pessoas com deficiências diversas participarão da Corrida Princesa dos Campos.

Com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE