Serviço 156 estreita relação da Prefeitura com o cidadão | aRede
PUBLICIDADE

Serviço 156 estreita relação da Prefeitura com o cidadão

Mais de 79% das demandas foram atendidas entre fevereiro e julho deste ano

Mais de 79% das demandas foram atendidas entre fevereiro e julho deste ano
Mais de 79% das demandas foram atendidas entre fevereiro e julho deste ano -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Serviço 156, ferramenta de acesso telefônico e on-line da Prefeitura, que completou em fevereiro um ano de funcionamento, após migração do sistema para Administração Municipal, realizou um estudo comparativo para mensurar o atendimento ao cidadão. Os dados apontam que das demandas de 2021, a Prefeitura conseguiu atender 97% das solicitações registradas, enquanto de 2022, cerca de 79% já foram atendidas. Trocas de lâmpadas é o serviço com mais chamados efetuados pela população.

A prefeita Elizabeth Schmidt avalia como importante este tipo de levantamento para se ter uma real noção da efetividade do trabalho e do atendimento das demandas da população. “A gestão pública moderna deve trabalhar baseada em evidências e estatísticas como estas, auxiliam na busca e na aplicação de investimentos e das áreas a serem atendidas. Por isso, a participação da população nas solicitações de serviços, nas denúncias e até mesmo nas reclamações agregam para uma administração municipal mais assertiva”, avalia a prefeita.

Atendimento com foco no cidadão

Maria Maricí de Lima Santos, moradora do centro da cidade, relata que é usuária assídua do Serviço 156. Segundo ela, registrou recentemente buracos do asfalto da Rua Uruguai, da Rua Almirante Custodio de Melo e na Av. Manoel dos Santos Ribas, entre outras demandas relacionadas com a iluminação pública. “Nem sempre a Prefeitura vem na hora, mas todos os pedidos que fiz foram atendidos”, disse Maria.

Wilson Senchechen, morador do Jardim Maracanã, conta que já solicitou duas vezes a troca de lâmpada pelo 156, como também, para que fosse consertado um buraco na rua que prejudicava a entrada em sua casa. “Estava com um problema na rua na frente de casa, pedi não faz muito tempo, e recentemente as máquinas já estava arrumando a rua. Fui muito bem atendido por telefone. Aprendi que, através do 156, sempre que preciso consigo fazer meu pedido sem sair de casa”, relata o morador.

A Prefeitura conta com uma equipe do Serviço 156 que encaminha as demandas protocoladas pelos cidadãos para as respectivas Secretarias Municipais. Para cada demanda, quando respondida pela Pasta para que foi encaminhada, o setor do 156 entra em contato por telefone com o cidadão, explicando a situação em que a solicitação se encontra.

“O Serviço 156 realiza diariamente entre 70 e 100 ligações, dependendo da quantidade de retornos dados pelas Secretarias, sem contar com os atendimentos de demandas por telefone. Em cada retorno, são realizadas três tentativas pela equipe através de contato telefônico. Diariamente duas equipes de quatro pessoas são responsáveis por responder estas demandas, além de ouvir pedidos e reclamações dos munícipes, que são contabilizados”, destaca o ouvidor do Município, Rodrigo Calil.

Números demonstram aumento na demanda, mas também nos atendimentos

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek explica que foi elaborado um relatório entre 1º de fevereiro a 31 de julho, dos anos de 2021 e 2022. “O recorte foi realizado para que fosse possível a comparação entre os períodos, considerando que o Sistema 156 da Prefeitura de Ponta Grossa entrou em funcionamento no mês de fevereiro do ano passado e antes disso, a plataforma utilizada era da Celepar, do Governo do Estado”, disse.

De acordo com o levantamento, entre os meses de fevereiro a julho, das demandas protocoladas em 2021 foram atendidas 97% e as que foram dadas entrada neste ano no período estudado neste ano, alcançou 79% de solicitações finalizadas. Em 2022, foram realizadas 10.147 solicitações e a Prefeitura já finalizou 8.011 delas. “Neste período tivemos um acréscimo de 37% na quantidade de solicitações, que entendemos de maneira positiva, sendo uma adesão maior do cidadão comparado com o ano passado, em relação ao serviço, o que é sadio para o Município, que é informado dos problemas da cidade pelos cidadãos”, comenta.

Entre os cinco bairros com maior número de solicitações, Uvaranas continua sendo o que tem a maior quantidade de solicitações, porém em 2022 representa 14,9%, um índice inferior ao ano passado que registrou 16,7%. O Contorno manteve a média de 10%, enquanto o Cará-Cará aumentou de 6,7% para 7,5% do montante geral. O mesmo aconteceu com o bairro Boa Vista que aumentou de 6% para 7,4%, enquanto Oficinas manteve a marca de 7,3% das ocorrências de 2021 para 2022.

Em relação ao tipo de serviços, os 10 serviços mais solicitados, disparado está a troca de lâmpadas, somando 43% das ocorrências, seguido por buracos de vias públicas com 7,3%, limpeza pública com 2,8%, transporte coletivo com 2,4%, pavimentação asfáltica definitiva com 2%, danos ao meio ambiente com 1,4%, sinalização vertical com 1,3%, sinalização horizontal e fiscalização com 1,2% e em 10º lugar a colocação de passeios e calçadas com 1,1%. 

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE