Escola João Maria Cruz é palco para lançamento do Recicla PG | aRede
PUBLICIDADE

Escola João Maria Cruz é palco para lançamento do Recicla PG

Projeto será levado para todos os alunos da rede municipal.

Projeto será levado para todos os alunos da rede municipal.
Projeto será levado para todos os alunos da rede municipal. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Referência em projetos ambientais, a Escola Municipal João Maria Cruz, em Uvaranas, foi palco para o lançamento do programa Recicla PG. O objetivo é transformar as crianças em multiplicadores e difundir a importância da coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos. Na sequência, o projeto será levado para todos os alunos da rede municipal.

Com uma série de ações ambientais dentro da escola e o lema ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família”, a João Maria Cruz é referência em educação ambiental. Entre os projetos já desenvolvidos estão o recolhimento de blisters (de medicamentos) e lacres, captação de água da chuva, horta comunitária e sustentável, além do projeto tampinhas do bem. Entre os prêmios recebidos estão o Selo Sesi ODS (2021) e o prêmio estadual Sesi Peça Por Peça 2021.

“Com grande honra e orgulho estamos aqui para um trabalho de formiguinha, com cada aluno levando a informação e o conhecimento sobre o melhor destino para os resíduos. Uma ação que vai beneficiar toda a cidade, diminuindo alagamentos e a quantidade de resíduos destinados de maneira incorreta”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A diretora da escola, Eliana Gualberto Carvalho, ressalta a importância do trabalho realizado e do reconhecimento pelas ações. “É uma alegria recebermos esse programa, pois temos os nossos projetos voltados para a parte social, beneficiando toda a comunidade”.

O Programa 

O objetivo do Recicla PG é promover a coleta seletiva de papel, vidro, plástico e metal. Os materiais recicláveis são separados e entregues para a destinação correta, feita pelas Associações de Materiais Recicláveis, que fazem a triagem do material e enviam para indústrias recicladoras.

Hoje, na cidade, já são mais de 150 pontos de entrega voluntária, entre supermercados, empresas e escolas. “Queremos, com o trabalho realizado nas escolas, reduzir ainda mais a quantidade de resíduos no aterro ou que acabam parando nos arroios. É utilizar o poder da criança, dentro da família, para passar o conhecimento para pais, tios e avós”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Andre Pitela.

O que pode ser separado

PLÁSTICO – Canos e tubos; Baldes e copos; Garrafas plásticas; Sacos plásticos e isopor; Embalagens de materiais de limpeza.

METAL – Latas; Tampas de garrafa; Talheres e panelas; Materiais de ferro; Alumínio e outros.

PAPEL – Jornais e revistas; Cadernos e apostilas; Envelopes e fotocópias; Caixas e cartazes; Embalagens longa vida.

VIDRO - Garrafas; Copos; Pratos; Vidros de conserva; Potes e embalagens.

O óleo de cozinha pode ser destinado nos pontos de entrega voluntária ou na Feira Verde, sempre em recipiente bem fechado.

COMO COLABORAR?

 1 - Separe seus materiais recicláveis do lixo comum;

2 - Leve até um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de sua casa.

(Se tiver coleta porta a porta no seu bairro, deixe os materiais separados nos

dias marcados ou leve para trocar por alimentos no Programa Feira Verde.)

LEMBRE-SE!

- Enxágue as embalagens de alimentos e bebidas.

- Embrulhe vidros com cuidado para evitar acidentes.

- Diminua o volume amassando latas, garrafas pet e desmontando caixas de papelão.

- Não descarte pilhas, baterias e resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos.

- Não descarte resíduos orgânicos, junto com os recicláveis.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE