Secretária projeta investimentos no ensino de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Secretária projeta investimentos no ensino de Ponta Grossa

A secretária municipal de Educação, Simone do Rocio Neves, elencou as principais iniciativas tomadas pela prefeitura para qualificar cada vez mais o setor de ensino

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a responsável pela pasta elencou as principais iniciativas tomadas pela prefeitura
Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a responsável pela pasta elencou as principais iniciativas tomadas pela prefeitura -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O setor educacional é considerado uma das prioridades da administração pública de Ponta Grossa. Neste sentido, a atual gestão trabalha de maneira constante para viabilizar um aprendizado de qualidade aos estudantes. A secretária de Educação, Simone do Rocio Neves, detalha que Ponta Grossa possui 156 unidades escolares mantidas pelo município. São aproximadamente 20 mil crianças matriculadas no Ensino Fundamental e outros 12 mil na Educação Infantil.

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a responsável pela pasta elencou as principais iniciativas tomadas pela prefeitura para qualificar cada vez mais o setor. Na oportunidade, ela citou o bom desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “São diversas as ações necessárias para melhorar o aprendizado dos alunos e, por consequência, índices como o Ideb, e nós estamos realizando todas elas”, explica.

Entre as medidas elencadas por Simone, é possível destacar os investimentos em equipamentos e literatura, a valorização profissional e o monitoramento permanente da evolução dos estudantes, incluindo diagnósticos rápidos e ações direcionadas para melhoria da aprendizagem. “Nossa Educação tem um norte, que é a qualidade da aprendizagem de cada um de nossos alunos, conforme as necessidades e habilidades individuais. Ela também tem como característica geral ser muito acolhedora na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde o contato com o professor é muito próximo e caloroso”, relatou.

Construção da cidadania

De acordo com a secretária, o desenvolvimento observado pela cidade no decorrer destes 199 anos passa diretamente pela educação. “Só chegamos até aqui, enquanto comunidade organizada, com nossas soluções e imperfeições, graças à forma como nos educamos ao longo das décadas, não apenas dentro das salas de aula. Pensando nisso é que devemos olhar para a Educação e, com a ajuda dela, desenhar, projetar a cidade que precisamos desenvolver e que queremos ter daqui para a frente”, destacou.

Tecnologia nas escolas

Entre os projetos elaborados pela pasta, é possível destacar o investimento na formação de professores e na aquisição de novas tecnologias. “Em breve implantaremos 15 Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LAC), com acesso dos alunos a computadores e a um espaço de inovação que será um passo muito importante para a nossa rede. A busca da gestão pela universalização do atendimento de zero a três anos, nas creches, além da melhoria permanente da aprendizagem de nossos alunos, entre outros desafios em andamento”, explicou.

Importância para o futuro

A secretária de Educação, Simone do Rocio Neves, ainda dedicou uma mensagem em homenagem aos 199 anos de Ponta Grossa. “E preciso acreditar no potencial da nossa cidade, acreditar no potencial de desenvolvimento e de acolhimento que nossa cidade tem e acreditar na escola pública, que é a escola que forma a grande maioria dos ponta-grossenses. Esta é uma escola que está formando para a cidadania, então que sejam todos parceiros da escola, dialogando, contribuindo para que possamos formar pessoas ativas em nossa sociedade”, concluiu.

Valorização de professores

A secretária Simone também falou sobre a importância da valorização dos serviços prestados pelos profissionais de ensino. “Não são poucas as demonstrações de apreço pelo professor em nosso dia a dia, por parte de pessoas conscientes e, principalmente, dos próprios alunos. Mas acredito que o professor já vem fazendo muito para ampliar esse reconhecimento, cumprindo o seu papel, e isso ficou muito evidente neste período que atravessamos, na pandemia”, enalteceu a responsável pela pasta.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE
</