Alunos do Sepam são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica | aRede
PUBLICIDADE

Alunos do Sepam são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes garantiram reconhecimento na etapa regional com os melhores robôs nas categorias Maker e Design

Estudantes do Sepam de Ponta Grossa foram premiados em duas categorias
Estudantes do Sepam de Ponta Grossa foram premiados em duas categorias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022, duas equipes do Colégio Pontagrossense Sepam foram premiadas na Etapa Regional/Estadual da competição, que aconteceu ao longo do mês de setembro.  A equipe “Parafuso de Flango” levou o Prêmio Maker, e a “7Balls” conquistou o Prêmio Design. O Sepam oferta o curso de Robótica desde o ano passado. Participaram ainda da Olimpíada as equipes “Yasmilla” e “2bit”. 

“Mais do que apenas consumidores de jogos, queremos também que eles criem seus próprios jogos, aprendam o funcionamento da tecnologia e solucionem problemas do dia a dia. O resultado das equipes na OBR deste ano é um importante reconhecimento para o trabalho que eles realizaram no curso durante o ano”, explica o professor de robótica do Sepam, Evandro Kafka.  

Para participar da OBR, os alunos receberam aulas de Arduino, onde aprenderam os conceitos básicos sobre circuitos, motores, sensores e programação, para conseguirem montar seus próprios robôs para a Olimpíada. A etapa regional da competição ocorreu na modalidade Prática, com a simulação de um ambiente real de desastre, onde somente robôs poderiam realizar o resgate de vítimas e superar obstáculos.   

O Prêmio Maker foi concedido ao modelo de robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos e com a menor quantidade de materiais prontos de kits. Ou seja, uma invenção tecnológica constituída principalmente de partes mecânicas produzidas manualmente ou feitas em impressora 3D, ao invés de blocos de montagem padrão prontos e disponíveis para compra. 

Já o Prêmio Design, foi para o robô com o melhor projeto mecânico e acabamento no que se refere a desenho, formato, cores e organização dos componentes. “Além de ser uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos e ser uma atividade diferenciada, a Olimpíada também pode proporcionar aos alunos vagas nas maiores universidades do País, já que hoje muitas delas, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aceitam medalhas em olimpíadas do conhecimento como uma alternativa aos vestibulares”, destaca o professor do curso, Leandro Andrade

Investimento em robótica 

Intitulado ‘Maker Robotics’, o curso de robótica oferecido no Sepam tem quatro níveis diferentes, divididos por faixa etária e complexidade dos temas. O curso é desenvolvido em parceria com a startup Clube de Robótica, que fornece os materiais didáticos (composto por livros, peças eletrônicas, LEDs, baterias, motores, entre outros) e os professores para as aulas.  

Em 2021, alguns projetos foram criados pelos próprios estudantes, durante as dinâmicas das aulas. Um deles foi o dispenser automático, um bebedouro que libera água com a aproximação da garrafa/copo. Os alunos também já desenvolveram jogos eletrônicos e um planetário em impressora 3D, que permitiu que os adolescentes visualizassem de forma mais prática o que aprenderam nas aulas teóricas de Ciências.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE