Justiça de PG define últimos ajustes para as eleições 2022 | aRede
PUBLICIDADE

Justiça de PG define últimos ajustes para as eleições 2022

A cerimônia de lacração e carga das urnas eletrônicas já foi finalizada e agora o Fórum Eleitoral se prepara para uma audiência pública que acontecerá na próxima sexta-feira (30)

A carga das urnas eletrônicas foi finalizada no último domingo (25), no Fórum Eleitoral de Ponta Grossa
A carga das urnas eletrônicas foi finalizada no último domingo (25), no Fórum Eleitoral de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A justiça eleitoral de Ponta Grossa se prepara para os últimos ajustes antes das eleições, que acontecem no próximo domingo (2). A geração de mídias das urnas eletrônicas e a cerimônia de lacração e cargas já foram finalizadas pelo Fórum Eleitoral no último domingo (25), agora, restam poucas definições até o dia do pleito. 

A expectativa é que ainda aconteça, no decorrer desta semana, uma reunião entre representantes do Fórum Eleitoral e membros do sistema de segurança pública com o intuito de reforçar as instruções para domingo. Em 2022, uma das novidades ao eleitor é a impossibilidade de acessar a urna com o uso do celular. Se necessário, a PM poderá ser chamada para controlar eleitores que insistam no uso. Segundo o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, também serão contratados seguranças privados para atuar junto com a PM nas eleições. “Criou-se um clima de insegurança em determinado momento, haja vista alguns incidentes que aconteceram no país e também no estado do Paraná. Eu tomei essa cautela para garantir uma segurança ao eleitor paranaense, para que possa ir às urnas com tranquilidade”, concluiu.

Na véspera da eleição, dia 1º de outubro, as urnas eletrônicas serão ligadas nos locais de votação e serão visualizados os dados apresentados na tela das máquinas. “Havendo necessidade, ocorrerá, na mesma data, no período das 08h00min às 18h00min, na sede do Cartório Eleitoral, a carga e lacração daquelas urnas que vierem a apresentar problemas quando da realização deste procedimento ou que se encontravam em manutenção”, explica o edital do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA 

Na sexta-feira (30), a partir das 14h, no Fórum Eleitoral, acontecerá uma audiência pública com o objetivo de verificar a autenticidade e integridade dos sistemas transportador e do sistema JE-Connect (sistema operacional de transmissão de arquivos da urna após o pleito). Os partidos políticos, as federações, as coligações, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil e demais interessados podem participar da audiência. 

PROPAGANDA ELEITORAL

A quinta-feira (29), três dias antes das eleições, é o último dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também acaba o prazo para propaganda política em reuniões públicas ou comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Além disso, é a data final para debates na TV e rádio. O dia 30 de setembro é o último para divulgação paga na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de anúncios de propaganda eleitoral.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE