Bateria Universitária da UEPG vence torneio brasileiro | aRede
PUBLICIDADE

Bateria Universitária da UEPG vence torneio brasileiro

Grupo é composto por alunos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Universidade ponta-grossense

Estudantes que fazem parte da 'Bateria da Tourada'
Estudantes que fazem parte da 'Bateria da Tourada' -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Bateria da Tourada, composta por alunos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Secate-UEPG), foi campeã da pré-seletiva do Balatucada, maior torneio de Baterias Universitárias do país. A competição aconteceu em 24 de setembro, em São Paulo, na Quadra da Escola de Samba Independente Tricolor.

O Balatucada é um torneio que conta com as 30 melhores baterias de todas as Universidades públicas e privadas do Brasil, dividido em três divisões – pré-seletiva, seletiva e principal. “Por termos participado pela primeira vez, entramos na pré-seletiva e já conseguimos acesso para a próxima divisão e com o título”, explica Leonardo Vicente Ferreira Oliveira, um dos diretores da Bateria da Tourada.

Para a competição, participaram 22 ritmistas da UEPG e mais 10 ritmistas de apoio. A preparação para as apresentações, segundo Leandro, aconteceu desde o primeiro dia de aulas do ano, com entrada de novos ritmistas e na inserção de novos alunos dentro da Bateria. “Após esse processo, os ensaios se intensificaram até se tornarem ensaios quase diários nas duas semanas antes do torneio”, salienta. O repertório é escolhido dentro de um corpo técnico, formado por ritmistas da bateria, além do auxílio de treinamentos realizados com membros de grandes baterias e escolas de samba de São Paulo.

“Nessas duas últimas semanas, com ensaios quase diários, necessitamos de um foco redobrado para conciliar a rotina de estudos e ensaios, porém todo o esforço é recompensado com um bom resultado coletivo”. Segundo Leandro, o título é provavelmente o maior da história da Bateria da Tourada. “Disputamos com grandes baterias e um torneio nacional é muito difícil de ser conquistado, principalmente por baterias fora do grande centro, que é São Paulo”, comemora.

A Bateria da Tourada é uma associação que promove a integração dos alunos através da música. Aos alunos do Secate que têm interesse de participar podem entrar em contato pelo Instagram @bateriadatourada. “A equipe ensina do zero sobre todos os instrumentos, para novos alunos fazerem parte dessa história de representatividade da UEPG em todo o Brasil”, completa.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE