Projeto da UEPG permite observar a Lua em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Projeto da UEPG permite observar a Lua em Ponta Grossa

Atividade aconteceu em frente ao prédio central da Instituição de Ensino Superior; eventos continuam

Público pôde aproveitar as atrações da Universidade ponta-grossense
Público pôde aproveitar as atrações da Universidade ponta-grossense -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nem o tempo parcialmente encoberto da última terça-feira (8), impediu os apaixonados pela Lua e pelas estrelas de apreciarem o céu de Ponta Grossa. O projeto ‘Lua na UEPG’ realizou mais uma sessão noturna de observação, na praça Santos Andrade, na área em frente ao prédio central. A iniciativa é resultado da colaboração do 'Departamento de Administração' da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa (Sintespo) e da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA).

Como de costume, foram oferecidos telescópios e orientação de astrônomos amadores para os interessados em dar uma espiada no céu. “A noite estava algo fria e nebulosa, mas, mesmo assim, os presentes conseguiram dar uma espiada nas planícies lunares, nos satélites de Júpiter e nos anéis de Saturno”, conta Maurício José Kaczmarech, astrônomo e servidor da UEPG.

O evento recebeu desde crianças até adultos, com destaque para um grupo de escoteiras e escoteiros vindos da cidade de Carambeí. “O projeto tem o objetivo de oferecer ao público universitário e à comunidade em geral, a oportunidade de observar alguns astros, conhecer os equipamentos astronômicos e poder ter acesso a informações astronômicas por meio dos astrônomos amadores que trabalham no projeto”, acrescenta Kaczmarech.

Em outras edições do evento, até mesmo um telescópio de um dos visitantes foi consertado. Assim, a UEPG se integra ainda mais à comunidade e à sociedade princesina de Ciências Astronômicas e, com parceiros, cumpre uma de suas funções que é a divulgação científica e apoio a todos que tem alguma admiração pelo céu e seus encantos.

Exposição Espacial na UEPG

Nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10 de novembro, os interessados pelo tema podem acompanhar uma miniexposição dentro do Projeto ‘Lua na UEPG’, com objetos ligados à Astronomia e à Astronáutica. O evento faz parte da programação do último 'Congresso Internacional de Administração (ADM 2022)' e preparou também um workshop complementar sobre as empresas que oferecem serviços espaciais.

Para viabilizar as atividades, o Sintespo auxiliou com um patrocínio para apresentação dos materiais e a SPCA fez o empréstimo das peças a serem expostas. Um trabalho em equipe de uma universidade pública, um sindicato e uma organização do Terceiro Setor.

A proposta é oferecer uma pequena amostra do mundo espacial, com exposição de peças como fragmentos de meteoritos vindos da Lua e Marte, um capacete de piloto de caça (do mesmo tipo utilizado no treinamento dos primeiros cosmonautas), fragmentos da nave que levou o primeiro brasileiro ao espaço, maquetes de foguetes e naves espaciais, moedas e medalhões comemorativos, peças de satélites, estações orbitais e naves espaciais, telescópios e outros objetos curiosos ligados à temática principal da exposição.

Conforme cita o coordenador da exposição, Maurício, “a exposição foi elaborada dentro das possibilidades físicas e organizada para dar uma visão geral, principalmente do mundo da Exploração Espacial, sua tecnologia, história e cultura", ressalta.

A exposição fica aberta ao público universitário e também para a comunidade externa, no período das 16h às 21h desta quarta-feira (9), e das 13h às 21h de quinta-feira (10). A exposição está localizada no Campus Central, na sala 108 do 1º andar do Bloco A. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.

Com informações: assessoria de imprensa UEPG.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE