UEPG divulga lista de aprovados no Vestibular 2022 | aRede
PUBLICIDADE

UEPG divulga lista de aprovados no Vestibular 2022

Nos dois principais colégios de Ponta Grossa, Sepam e Sagrada Família, o clima foi de muita festa

Grupo aRede acompanhou a transmissão da UEPG
Grupo aRede acompanhou a transmissão da UEPG -

Naiane Jagnow

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou, nesta quinta-feira (22), a lista de aprovados no Vestibular 2022. O resultado foi um presente antecipado de Natal para muitos estudantes e seus familiares. No Sepam e Sagrada Família, os dois principais colégios de Ponta Grossa, teve muita festa pelas aprovações.

No Sagrada, a diretora do colégio, Irmã Edites Bet comemorou com os alunos e os pais. “Eu penso que o melhor presente que cada filho pode dar aos seus pais é mostrar que ele é agradecido, o quanto se empenhou e chegou lá”, disse. Na festa dos aprovados, os alunos tomam o tradicional banho de lama e também pintam seus braços com o nome do curso. Para a ocasião, a Irmã até usou uma túnica e hábito velhos. “Porque daí eles podem sujar à vontade e eu posso abraçá-los”, comentou.

Um desses estudantes foi Ricardo Catapan Fidelis, que passou em 1° lugar no curso de Engenharia de Materiais. Ele estuda no Sagrada desde pequeno e chama o colégio carinhosamente de “Sagradinha”. “É uma alegria terminar o Ensino Médio já sabendo que irei para uma faculdade”, festejou.

O professor de química Rodrigo Alexandre Sayka comemorou a aprovação de Ricardo Catapan Fidelis
O professor de química Rodrigo Alexandre Sayka comemorou a aprovação de Ricardo Catapan Fidelis |  Foto: Divulgação
 

No Sepam também teve muita festa. O professor de Biologia e um dos coordenadores do cursinho pré-vestibular, Luiz Frederico Petla, ou simplesmente Fred, participou ativamente da festança e não se importou de ficar todo sujo de lama. Ele destacou que um dos diferenciais da instituição é a boa relação dos professores com os alunos. “A ideia é que eles se sintam bem aqui”, salientou.

O método de atendimento mais pessoalizado com os estudantes tem dado resultados. “Quando estava desanimado, eles me animavam”, relatou o aluno Fernando Antonio Matucheski. Ele passou em 7° lugar no curso de Medicina, foram três anos de estudos até conseguir a aprovação. “Mesmo sem conseguir passar nos anos anteriores, eu fui conseguindo evoluir com as notas e isso me dava motivação para continuar estudando”, afirmou.

Fernando Antonio Matucheski passou em Medicina
Fernando Antonio Matucheski passou em Medicina |  Foto: Divulgação
  

Os aprovados começarão os estudos no ano letivo de 2023. As atividades iniciam em 9 de março, com recepção de calouros em todos os cursos de graduação e início das aulas para Medicina. Demais cursos iniciam aulas dia 12, segunda-feira. 

“Esse é um momento de grande alegria para todos os classificados e para nós da UEPG, porque, com vocês, renovamos a nossa esperança em um Brasil melhor, em uma Universidade melhor e na transformação da nossa sociedade. Dou as boas-vindas a todos e todas e já estou ansioso em conhecer cada um e cada uma, seus projetos e como a Universidade pode contribuir com a formação de todos”, comemora o reitor, professor Miguel Sanches Neto.

Retor da UEPG, Miguel Sanches Neto, deu as boas-vindas aos calouros e calouras
Retor da UEPG, Miguel Sanches Neto, deu as boas-vindas aos calouros e calouras |  Foto: Divulgação
 

Os processos seletivos da UEPG tiveram 10.730 inscritos, para duas mil vagas disponíveis – 1495 aos aprovados no Vestibular e 505 no PSS 3, cujo resultado foi divulgado na última quinta-feira (15). As provas foram aplicadas em 11 de dezembro e o PSS, em 27 de novembro. 

A exemplo dos concursos anteriores, o curso de Medicina foi o mais concorrido, com 191,5 candidatos por vaga na cota universal. Engenharia de Software (20,182), Direito noturno (12,7), Odontologia (10,7) e Direito diurno (10,3) aparecem na sequência. A primeira colocada geral é a estudante Stefanny Madruga de Oliveira, classificada em Medicina com 6.210 pontos, de 7300 pontos possíveis. 

Os classificados devem ficar bem atentos aos prazos de matrículas, previstas para a primeira quinzena de fevereiro. As informações estão no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A documentação já está toda disposta no Manual de Matrícula Parte 1. Nos próximos dias será disponibilizada a Parte 2, com as datas. A segunda chamada será feita após as matrículas, mas a lista de espera já está disponível. 

COTAS

Na relação dos classificados há nomes repetidos. O chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Luís Marchinski, esclarece porque isso ocorreu. “Com a nova regulamentação de cotas aprovada este ano pela UEPG, os candidatos cotistas também fazem parte da classificação universal, então pode acontecer do nome dos candidatos se repetirem, aparecendo tanto na lista de cotas quanto na lista universal”.

A nova política de cotas vigente, pela Resolução nº 2022.28, divide vagas em 5% para candidatos com deficiência; 5% para candidatos que se autodeclarem negros; 10% para candidatos que se autodeclarem negros oriundos de Instituições Públicas de Ensino; 40% aos candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino; e 40% destinadas à concorrência universal. A partir de 2024, as cotas atingirão 100% das vagas, ao englobar Vestibular e PSS.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE