Comércio de PG registra aumento de 6,3% nas vendas neste Natal | aRede
PUBLICIDADE

Comércio de PG registra aumento de 6,3% nas vendas neste Natal

Desempenho das vendas em Ponta Grossa foi próximo da média estadual, onde as vendas aumentaram 6,6% na comparação com 2021

Vendas cresceram em relação ao ano anterior
Vendas cresceram em relação ao ano anterior -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Natal deste ano foi um pouco mais gordo do que o de 2021 para os consumidores e o comércio varejista no Paraná. É o que aponta uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e realizada pelo grupo Datacenso com 501 comerciantes nas cidades de Curitiba e região metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.

A coleta de dados ocorreu nos dias 26 e 27 de dezembro de 2022 e apurou um desempenho positivo nas vendas com crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2021. Em Ponta Grossa, onde mais de 70 comerciantes foram ouvidos, a média de crescimento nas vendas foi de 6,3% em relação a 2021. Cascavel foi a cidade em que houve maior incremento nas vendas, com 9,6%, e Curitiba o menor crescimento, com 4,9%. De acordo com os comerciantes, o movimento do comércio voltou ao normal em relação aos últimos dois anos.

Segundo o presidente da Faciap, Fernando Moraes, além de ser um período em que tradicionalmente ocorre o aumento do consumo em função do pagamento do 13º salário e da antecipação das férias aos trabalhadores, neste ano houve também o reajuste no valor do Auxílio Brasil pelo governo federal. “São fenômenos que acabam influenciando positivamente, com o aumento do dinheiro circulando no mercado”, afirma.

Expectativa para 2023

Quanto à expectativa em relação à economia para o ano que vem, mais da metade dos comerciantes paranaenses demonstra estar preocupada, principalmente os entrevistados de Londrina (65%) e Cascavel (63%). Já os comerciantes mais otimistas com o rumo da economia estão em Ponta Grossa, com 45%, e Maringá, com 41%.

Em relação ao rumo de seus negócios, a maioria dos comerciantes paranaenses está animada, segundo o levantamento. Os dados mais positivos estão nas cidades de Guarapuava (70%) e Ponta Grossa (69%).

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE