Prefeita Elizabeth viaja ao Japão em missão comercial | aRede
PUBLICIDADE

Prefeita Elizabeth viaja ao Japão em missão comercial

A prefeita visitará potenciais investidores para o parque industrial de Ponta Grossa. As despesas serão cobertas em parte pela prefeitura e parte com recursos próprios

Elizabeth Schmidt (foto) estará fora do país entre os dias 1 e 10 de março. Durante o período, o vice Capitão Saulo (Republicanos) fica no comando do Executivo
Elizabeth Schmidt (foto) estará fora do país entre os dias 1 e 10 de março. Durante o período, o vice Capitão Saulo (Republicanos) fica no comando do Executivo -

Marcus Benedetti

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em missão comercial junto a outras lideranças políticas do Estado, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) viajará ao Japão no próximo dia 1º de março. De acordo com a programação oficial, a gestora retorna a Ponta Grossa no dia 10 do mesmo mês. Durante o período, o vice-prefeito Capitão Saulo (Republicanos) fica à frente do Poder Executivo. Na viagem, a prefeita irá acompanhada pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto.

Nessa quarta-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o Decreto Legislativo 1/2023, que autoriza Elizabeth a deixar o país. A solicitação tem base no parágrafo 2°e inciso II do parágrafo 3°do artigo 67 da Lei Orgânica do Município.

“Solicito os bons préstimos de Vossa Excelência e demais pares dessa Nobre Casa Legislativa no sentido de conceder autorização para ausentar-me do país, no período de 01 a 10 de março de 2023, com destino ao Japão, para integrar missão comercial capitaneada pelo Governador do Estado, para tratar de assuntos do interesse do Município”, justifica a prefeita no ofício do pedido.

Segundo informações recebidas pelo Jornal da Manhã, uma das reuniões previstas na agenda de Elizabeth diz respeito a uma negociação com a Nissin Food Products Corporation Limited, uma empresa japonesa fabricante de massa alimentícia. Além disso, a comitiva também participa da Foodex, maior feira de alimentos da Ásia.

MISSÕES INTERNACIONAIS

A viagem está sendo organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo é aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo para a prospecção de novos negócios.

Para este ano, a Invest pretende organizar entre sete e oito missões internacionais para aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo. Além do Japão, já está prevista também uma viagem do Governo do Estado à Coreia do Sul, entre os dias 13 e 16 de março.

“A missão ao Japão e Coreia do Sul tem motivo especial por serem mercados muito promissores e grandes de proteína animal que o Paraná pode oferecer a eles. Mas temos barreiras comerciais sanitárias que o Japão ainda não conseguiu vencer junto com o Ministério da Agricultura do Brasil. A ideia é de que o governador, junto com o secretário de Agricultura e outros secretários, formem uma força-tarefa para habilitar o Estado na venda de proteína animal ao mercado asiático”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

Na Coreia do Sul, além das tratativas da proteína animal há também intenção de convencer empresas de outros setores para que venham ao Paraná. A comitiva vai visitar no país do leste asiático uma fabricante de tratores e uma de insumos agrícolas no intuito de que essas companhias instalem unidades fabris no Estado.

PODER LEGISLATIVO

Segundo o vereador Ezequiel Bueno (Avante), em discurso na sessão dessa quarta-feira (22), o cônsul geral do Japão de Curitiba o convidou para representar o Legislativo de Ponta Grossa na comitiva. “Todos sabem que essa casa não tem recursos para mandar um vereador ao Japão. Não é só por isso, é pela data também, mas farei um ofício agradecendo a ele em nome de todos os vereadores por termos sido lembrados. Mas entendo que seria muito importante, sim, ter um parlamentar junto nessa comitiva”, disse Ezequiel. “Isso mostra a força do nosso Legislativo. Tenho certeza que se o senhor fosse (ao Japão) seria muito produtivo”, completou a vereadora Joce Canto (PSC).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE