Campanha Pão Nosso vai mapear pessoas carentes em PG | aRede
PUBLICIDADE

Campanha Pão Nosso vai mapear pessoas carentes em PG

Ação foi pensada em 2021 devido à pandemia do coronavírus e o aumento das pessoas em situação de vulnerabilidade e fome

O diácono pediu a ajuda do clero para o levantamento de dados nas paróquias
O diácono pediu a ajuda do clero para o levantamento de dados nas paróquias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ainda dentro da primeira reunião geral do clero, realizada na quinta-feira (16), o presidente da Caritas, diácono Gilson Camilo da Silva, e a assistente social Érica Francine Clarindo, fizeram a exposição das atividades de 2022 da entidade e detalharam a Campanha Pão Nosso, que, para funcionar, precisa contar com o apoio e a participação das paróquias da Diocese. A ação quer realizar o mapeamento das pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Igreja, divulgar as ações que a Igreja desenvolve e arrecadar recursos financeiros para suprir as necessidades emergenciais das pessoas ligadas à paróquia.

     De acordo com a assistente social, a Campanha foi pensada em 2021 devido a pandemia do Coronavírus e o aumento das pessoas em situação de vulnerabilidade e fome. A ideia partiu da Regional da Caritas no Paraná e dos bispos da CNBB Sul 2. Em setembro de 2021, ela foi apresentada, em fevereiro de 2022 começou o projeto piloto em Maringá e, em outubro de 2022, a ação chegou à Diocese. “Desde então, com a ajuda de voluntários estamos em contato com as paróquias e realizando o mapeamento. Além do mapeamento das pessoas em situação de fome que a Igreja atende, estaremos divulgando as ações que a Igreja desenvolve e arrecadando também recursos financeiros para atender as necessidades emergenciais das pessoas. Nem todas as pessoas vão conseguir receber uma cesta da campanha. Isso depende do volume da arrecadação financeira e das doações de alimentos”, esclareceu Érica.

     Além da ação emergencial e mapeamento das famílias, uma outra vertente é a incidência política. “Com os dados desse mapeamento vamos cobrar o poder público da sua função. Vamos acionar os conselhos: Conselho de Segurança Alimentar, Conselho de Assistência, para que também possam ajudar na mudança dessa realidade. Estamos retomando essa ação porque o projeto tem tudo a ver com a Campanha da Fraternidade desse ano. Pensamos em enfatizar mais a ação nas paróquias, entrando em contato com párocos, secretárias e coordenadores de pastorais sociais. Também convidamos a Pastoral da Criança para caminhar junto conosco”, ressaltou.

     Em um próximo passo, a Caritas lançará edital para selecionar voluntários para atuar especificamente com a Campanha Pão Nosso, ajudando a preencher o formulário de mapeamento. A intenção é lançar o edital até dia 1º de abril, quando acontecerá uma formação para voluntários, informou a assistente social. “É muito importante estarmos em unidade, enquanto Igreja. Já temos parceria com a sociedade civil e essa ação é para atender diretamente as paróquias, com um formulário que vai apontar o número de famílias necessitadas e atendidas em seus territórios”, pediu diácono Gilson.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE