Padre Edvino assume a Paróquia Nossa Senhor do Monte Claro | aRede
PUBLICIDADE

Padre Edvino assume a Paróquia Nossa Senhor do Monte Claro

Com a igreja-matriz lotada, a posse do novo administrador aconteceu na noite de domingo (19), em missa presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi

Dom Sergio dá o abraço de acolhida ao novo administrador
Dom Sergio dá o abraço de acolhida ao novo administrador -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

“Surpresa e muito feliz”. Foi assim que se definiu uma das participantes da celebração de posse do padre Edvino Sicuro à frente da Paróquia Nossa Senhor do Monte Claro, no Núcleo Santa Maria, em Ponta Grossa. Moradora do Jardim Ouro Verde, a paroquiana que frequenta a Capela Nossa Senhora Aparecida contava não imaginar que padre Edvino pudesse voltar à paróquia. “Já foi daqui. Foi um tempo muito bom quando esteve aqui. Ninguém esperava que fosse voltar. Todos ficaram surpresos. Uma surpresa boa! ”, garantia. Com a igreja-matriz lotada, a posse do novo administrador aconteceu na noite de domingo (19), em missa presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi.

     Podiam ser vistos por toda a matriz gente vinda das sete comunidades da paróquia, integrantes das mais variadas pastorais e movimentos, muitos identificados com camisetas, além de famílias inteiras, especialmente as de moradores mais antigos do núcleo. Muitos paroquianos da Nossa Senhora do Rosário, em Ponta Grossa, também fizeram questão de acompanhar a missa de posse. Padre Edvino foi pároco lá por 15 anos, em duas ocasiões: de 1999 a 2006 e, depois, de 2012 a 2020. Bastante conhecido no meio social e político, padre Edvino ainda teve a presença de amigos, como a prefeita Elizabeth Schmidt, a deputada Mabel Canto, a vereadora Joce Canto, Sheikh Jawad Heidari, responsável e líder religioso da mesquita Imam Ali, de Ponta Grossa, e Sheikh Mahdi, convidado de São Paulo, o empresário Jeroslau Pauliki e sua esposa, Cirlei, e, representantes do Rotary Clube.

GALERIA DE FOTOS

  • Dom Sergio dá o abraço de acolhida ao novo administrador
    Dom Sergio dá o abraço de acolhida ao novo administrador
  • Padre Edvino e seus convidados
    Padre Edvino e seus convidados
  • Com os coordenadores das capelas
    Com os coordenadores das capelas
  • O beijo no livro dos Evangelhos, durante sua posse
    O beijo no livro dos Evangelhos, durante sua posse
  

     Padre Edvino justificou algumas presenças, citando que Jeroslau e Cirlei começaram com ele o movimento de casais da capela, quando a comunidade ainda pertencia à Paróquia Espírito Santo. O novo administrador paroquial também contou que o Sheikh Jawad é um amigo que fez junto ao Núcleo de Colaboração às Iniciativa das Religiões Unidas (URI), recém-criado em Ponta Grossa. O padre e o bispo Dom Sergio compõem a URI, que é uma comunidade global dedicada à promoção da cooperação permanente e cotidiana entre as diferentes religiões e manifestações de fé, que busca eliminar a violência religiosa e estimular a cultura de paz. Concelebraram a missa os diáconos Alcedir Monteiro Godoy e Antônio Israel, da Nossa Senhora do Monte Claro, e Joel Luiz Gonçalves, diácono da paróquia-mãe, a Espirito Santo.

Ritual

    Antes da proclamação do Evangelho, padre Edvino recebeu das mãos de Dom Sergio o livro dos Evangelhos. “Recebe este Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”, proferiu o bispo. Em sua homilia, Dom Sergio enalteceu a beleza das leituras do ‘Domingo da Alegria’, o quarto domingo da Quaresma, explicando que a palavra ‘enviar’, em sua origem, tem o significado de ‘missão’. “Ninguém assume uma função por si na Igreja. É preciso que Deus o envie, como foi feito com o profeta Samuel. Hoje, foi preciso que o bispo, em nome de Deus, viesse dar o envio ao padre Edvino. E, como no Evangelho, que nos mostra que Jesus é a luz que vai iluminar as trevas da Humanidade e que, todo aquele crê, se faz devoto, desejo que padre Edvino possa fazer que todos os paroquianos sejam devotos de Jesus”, almejou o bispo.

     Em seguida, foram renovadas as promessas sacerdotais, quando o bispo questiona o padre sobre o desejo de sempre apascentar o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo, como fiel colaborador da Ordem Episcopal, com obediência, devoção, fidelidade, dignidade, sabedoria, unindo-se cada vez a Cristo. Às perguntas, o novo administrador paroquial respondeu: “eu quero, com a graça de Deus!” Dom Sergio, recebeu, então, das mãos de dois líderes da comunidade as chaves da igreja e as entregou a padre Edvino. Duas ministradas extraordinárias da Eucaristia levaram ao bispo as chaves do sacrário, diante do qual, padre Edvino se ajoelhou e recebeu uma oração de Dom Sergio. Todos se ajoelharam e fizeram, com eles, uma breve Adoração ao Santíssimo.

     Ainda foram entregues a padre Edvino pelo bispo os santos óleos, a serem usados nos batismos, crismas e na unção dos enfermos, e, a estola, instrumento que representa o poder da administração sacramento da penitência. “Através desses gestos todos, padre Edvino já é considerado o novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro”, afirmou Dom Sergio, interrompido por uma grande salva de palmas. Padre Edvino chamou para a frente do altar os coordenadores das comunidades da paróquia: São Sebastião (Faxinalzinho), Nossa Senhora da Luz (Guaragi), Mãe da Divina Graça (Vila Rural), São Sebastião (Roxo Roiz), Santos Arcanjos (Jardim das Cerejeiras), Santa Tereza (Vila Santa Tereza), Nossa Senhora Aparecida (Jardim Ouro Verde) e matriz. “Precisamos trabalhar juntos. Temos alguns desafios. Há um loteamento com mais ou menos duas mil casas que precisamos atender. A Mitra já adquiriu dois terrenos na região e tenho a função de construir lá. A situação financeira da paróquia está meio bem devagar...mas, encontrei tudo organizado: as pastorais, os movimentos...Vou trabalhar e conto com vocês!”, enfatizou o novo administrador paroquial.

     Ao final da celebração, Bernadete Pilatti, paroquiana da Nossa Senhora do Rosário, elogiou seu antigo pároco, garantindo se tratar de uma pessoa simples, dinâmica, missionário de grande valor. “Obrigada à Diocese por acolhê-lo e obrigada a comunidade Monte Claro por recebê-lo. Deus os abençoe! Ele agora é de vocês!”, disse emocionada. Padre Edvino ainda recebeu alguns mimos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE