Investidores conhecem PPP da Iluminação Pública de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Investidores conhecem PPP da Iluminação Pública de Ponta Grossa

Prefeita Elizabeth apresentou projeto da parceria durante evento em Brasília promovido pela Caixa Econômica

Apresentação busca investidores na prestação de serviço de iluminação pública da primeira PPP do Município
Apresentação busca investidores na prestação de serviço de iluminação pública da primeira PPP do Município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Nesta terça-feira (21), a prefeita Elizabeth Schmidt esteve em Brasília em evento da Caixa Econômica Federal. O motivo da viagem foi buscar investidores e empresas interessadas na prestação de serviços de iluminação pública por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Município, que prevê a modernização de 50 mil pontos da iluminação pública da cidade, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED.

“Essa etapa de apresentação da PPP é essencial, pois torna público nosso edital aos investidores e interessados. Teremos uma apresentação técnica para mostrar a importância desse investimento na infraestrutura e desenvolvimento de Ponta Grossa”, explica a chefe do Executivo.

O edital da concorrência foi publicado na última sexta-feira (17) e a sessão pública do leilão está prevista para acontecer dia 11 de maio, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. A PPP para Concessão dos serviços de iluminação pública terá duração de 13 anos na cidade e serão investidos cerca de R$ 60 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes. A Prefeitura será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.

A prefeita foi acompanhada pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, do secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski e do procurador-geral do município, Gustavo Schemim da Matta.

Cidade inteligente

Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Essa substituição resultará em uma economia de mais de 44% de eficientização (redução da conta de energia) com substituição de 100% das lâmpadas antigas por tecnologia LED com atendimento pleno a norma e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico ao ano.

Além disso, mais de 800 faixas de pedestres contarão com uma iluminação exclusiva e mais de 12 mil lâmpadas terão monitoramento remoto, com atendimento da expansão anual e demanda reprimida no Município para iluminação pública.

O projeto prevê ainda a iluminação cênica nas principais igrejas, praças, colégios, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos), e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Cidadania e Segurança Pública, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques - Sociedade de Advogados.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE