Chociai pede concessão do transporte por 10 anos | aRede
PUBLICIDADE

Chociai pede concessão do transporte por 10 anos

O presidente da Câmara, Filipe Chociai, protocolou subemenda ao substitutivo do PL do Transporte reduzindo o prazo da nova concessão e da prorrogação no contrato vigente

Presidente da Câmara, Filipe Chociai, entende que prestação do serviço precisa passar por nova discussão legislativa para prorrogação por mais dez anos
Presidente da Câmara, Filipe Chociai, entende que prestação do serviço precisa passar por nova discussão legislativa para prorrogação por mais dez anos -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diferente do atual contrato de 20 anos com a Viação Campos Gerais, a nova concessão do transporte público pode ser firmada por metade do tempo. Em subemenda protocolada ao substitutivo geral do Projeto de Lei 323/2022, o presidente da Câmara de Ponta Grossa, vereador Filipe Chociai, pede que o prazo do novo contrato seja de 10 anos, podendo ser renovado por igual período, desde que tenha nova autorização legislativa. De acordo com o vereador, a Prefeitura de Ponta Grossa, na figura do secretário de Planejamento, Henrique do Valle, já sinalizou que irá acolher essa indicação no texto final da lei que será sancionado após a aprovação legislativa. 

“Foram 20 anos de um modelo falido, que não entrega um bom serviço e, acima de tudo, um contrato que beneficia a empresa e somente a empresa. Com essa mudança, esperamos corrigir esse erro histórico, com o objetivo de que, daqui há dez anos, possamos novamente fazer uma avaliação, tanto Legislativo, quanto Executivo e sociedade, de se a prestação do serviço está realmente adequada e com tarifa justa, para aí sim os parlamentares aprovarem mais 10 anos”, detalha Chociai. 

Além da redução no prazo da concessão, o texto da subemenda apresentada por Chociai ainda reduz o tempo máximo de prorrogação com a VCG para continuidade dos serviços após o fim do contrato, autorizando a extensão contratual pelo prazo improrrogável de 12 meses.

“A prorrogação por dois anos é horrível. Hoje, 2023, é o único momento que nós temos de evitar que esses 20 anos de erro se repitam. A extensão contratual prevista inicialmente, de 12 meses prorrogáveis por mais 12, traz insegurança jurídica. Entendemos que em um ano é totalmente possível, com tranquilidade, operacionalizar e implantar a nova concessão”, avalia ele. 

TRAMITAÇÃO

O PL do Transporte foi protocolado na Câmara pelo Executivo em outubro do ano passado, mas até o momento não foi colocado em votação. Tramitando em regime de urgência desde o início do mês, o texto original recebeu 34 emendas e o substitutivo já acumula 13 emendas (até o fechamento desta edição). Agora, as comissões do Legislativo têm até a próxima segunda (27) para emitir os pareceres, dando ao presidente o prazo máximo de 15 dias corridos para que o projeto entre em votação.

A formalização de uma nova concessão depende da aprovação da Lei do Transporte Coletivo, que vai estabelecer os parâmetros e critérios do novo contrato. Sem a discussão do PL e o fim da concessão vigente iminente, a prefeitura alterou o texto prevendo prorrogação com a VCG até o fim do processo licitatório, redução da tarifa para R$ 4 assim que o projeto for aprovado e outras melhorias no sistema, já contemplando emendas realizadas pelos parlamentares.

“Esse  tempo está sendo importante para que a discussão garanta o melhor texto final possível, incluindo diversas melhorias na prestação do serviço e ainda a redução na tarifa. Se o projeto original tivesse sido votado no ano passado, não teríamos chegado a esses termos que irão beneficiar diretamente a população”, finaliza. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE