Ponta Grossa participa do maior evento de smart cities do Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa participa do maior evento de smart cities do Brasil

Edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba vai levar a Prefeitura de Ponta Grossa a apresentar 15 iniciativas inovadoras sobre soluções urbanas de 22 a 24 de março

As ações da Prefeitura  serão apresentadas na Smart City Expo Curitiba 2023
As ações da Prefeitura serão apresentadas na Smart City Expo Curitiba 2023 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As ações da Prefeitura para tornar Ponta Grossa uma cidade cada vez mais inteligente, seguindo o conceito de smart city, serão apresentadas na Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizado entre os dias 22 e 24 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).

O evento é uma oportunidade para levar aos outros prefeitos, gestores e profissionais de tecnologia de todo o Brasil o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no Município, através do Vale dos Trilhos, ecossistema de inovação para construir uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora e que nos conecta com o futuro.

“Ponta Grossa é referência em inovação da gestão pública. Criamos o ‘Alvará Online’, permitindo a abertura das micro e pequenas empresas 100% de forma digital. Outra iniciativa foi o ‘Governo sem Papel’, em que ofertamos mais de 400 serviços de maneira online sem a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura, reduzindo custos relacionados aos processos impressos. Essas são algumas de nossas ações para desenvolver uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora”, exemplifica a Prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que a Smart City Expo coloca o Município em uma vitrine para o mundo. “Estamos entre as 21 cidades mais inteligentes do mundo e este é um espaço para compartilharmos o trabalho árduo e o nosso compromisso em adotar tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida de nossos habitantes, tornando Ponta Grossa mais eficiente e sustentável, promovendo a inclusão social e econômica e melhorando a participação cidadã”, explica.

Cidade inteligente

Durante a Smart City Expo Curitiba, serão apresentados os cases de inovação que levaram Ponta Grossa a se classificar uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo e a 3ª do Brasil em ranking que avalia o ambiente de negócios.

A Prefeitura terá um estande em destaque na área de exposição do evento com 15 iniciativas inteligentes que levam Ponta Grossa a tornar-se uma cidade cada vez mais tecnológica e sustentável. As ações são voltadas à área de tecnologia, idealizadas pela Agência de Inovação e Desenvolvimento através do Vale dos Trilhos, pelas secretarias municipais de Turismo, Cidadania e Segurança Pública, Educação, Meio Ambiente, Administração e Recursos Humanos e Fazenda.

Sobre o Smart City

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, proveniente do maior evento de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona. É o quarto ano consecutivo que o evento acontece na capital paranaense. Em 2022, mais de 10 mil pessoas de 30 nacionalidades compareceram, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

Confira abaixo as iniciativas da Prefeitura de Ponta Grossa que serão apresentadas no estande da Smart City Expo Curitiba 2023:

Agência de Inovação e Desenvolvimento

Sala Digital: diversos serviços passaram a ser ofertados de forma online para o cidadão realizar suas solicitações e protocolos à distância, sem a necessidade de deslocamento. Além de garantir mais facilidade ao cidadão, o município reduziu custos relacionados aos processos impressos.

Sala dos Cras: Ponta Grossa é a única cidade que conta com a Sala do Empreendedor junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O cidadão pode tirar dúvidas em relação aos microempreendedores individuais (MEIs), realizar impressão de documentos administrativos, inscrição para cursos e palestras.

Decola: programa de ideação de negócios voltado para os potenciais novos empreendedores, com o foco no autoconhecimento, capacitação e inovação, com propósito em auxiliar futuros empreendedores na ideação de seus negócios, a partir da utilização de metodologias inovadoras.

VOE: aceleradora de negócios voltada para o MEI, com o foco no autoconhecimento, capacitação e inovação, com o propósito de auxiliá-los no desenvolvimento e validação do seu negócio, a partir da utilização de metodologias inovadoras.

Dona de Mim: iniciativa de incentivo às mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de renda, possibilitando sua emancipação e resgate da essência feminina, assim, mulheres amparadas por medidas protetivas recebem suporte para romper o ciclo de violência através da independência financeira.

Lab de Ideias: idealizado com o objetivo de oportunizar à sociedade um espaço de cocriação e colaboração, possibilitando mais inovação e desenvolvimento para o nosso município. Neste ambiente, surgem novas ideias e produtos inovadores que podem revolucionar o mercado da economia criativa e destaca nosso município na esfera nacional.

Iniciativas com as Secretarias Municipais Parceiras

- Secretaria da Fazenda

Alvará Online: ação através da qual os alvarás de localização e de funcionamento das micro e pequenas empresas passaram a ser 100% digitais. Não é mais necessário nenhum protocolo físico, sendo realmente simplificado e integrado aos demais licenciadores. Em consonância, fizemos a Adequação do Alvará à Lei de Liberdade Econômica, através do que 461 atividades econômicas foram liberadas de ato público, melhorando assim o ambiente de negócios.

- Secretaria de Administração e Recursos Humanos

PG Conectada: internet gratuita via Wi-Fi em diversos pontos da cidade, como as principais praças, núcleos habitacionais, unidades de saúde, escolas e outros prédios com serviços da Prefeitura, como Agência do Trabalhador. São mais de 180 pontos de Wi-Fi em toda a cidade. O sistema já está contabilizando 5 mil acessos diários na rede gratuita.

- Secretaria de Cidadania e Segurança Pública

Sistema de Segurança Pública Integrada: implantação de um sistema pioneiro dedicado à gestão integrada de dados de segurança pública e tráfego do município de Ponta Grossa.

- Secretaria de Meio Ambiente

Usina Termoelétrica Biogás (UTB): usina recebe resíduos orgânicos (que são coletados por um caminhão 100% elétrico) e transforma-os em biogás, através do processo de biodigestão. O biogás será utilizado para alimentar motogeradores, que produzem energia elétrica injetada diretamente na rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

- Secretaria de Turismo

Metaverso: tem por objetivo propor um novo canal de divulgação para fomentar o turismo no município, propiciando um ambiente interativo, integrando o ambiente virtual com a realidade. Sendo possível conhecer os produtos turísticos em lojas virtuais.

 Destino Turístico Inteligente (DTI): visam facilitar a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem e a incrementar a qualidade de sua experiência com o destino por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

- Secretaria de Educação

Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC): espaço para desenvolver tecnologia e inovação dentro das escolas, com conceitos básicos até aplicações práticas aos alunos.

 English for Kids: programa de ensino da língua inglesa para iniciantes que prepara a base de aprendizado para os alunos da rede pública municipal.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE