Semana Santa em PG terá encenação e caminhada | aRede
PUBLICIDADE

Semana Santa em PG terá encenação e caminhada

Paróquia Nossa Senhora de Fátima retoma teatro após três anos

Paróquia Nossa Senhora de Fátima retoma teatro após três anos
Paróquia Nossa Senhora de Fátima retoma teatro após três anos -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A programação da Semana Santa em Ponta Grossa promete novidades e muitas atrações para o devoto católico. Em 2023, tradicional encenação da Paixão volta para o roteiro religioso neste domingo (2), com espetáculo que reproduz os últimos passos de Jesus na Terra. Já a Caminhada da Penitência, na Sexta-Feira Santa (7), terá percurso reduzido este ano.

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o consagrado espetáculo da Diocese esteve suspenso em 2020, 2021 e 2022. Desta vez, devotos poderão acompanhar por duas horas o espetáculo no campo atrás da matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Cipa, no bairro Oficinas, a partir das 19h30 do domingo.

Cerca de 120 membros da paróquia participam do evento, que envolve a coordenação, os responsáveis pelo cenário, a equipe de figurino e a de divulgação. “São quatro costureiras que estão fazendo roupas novas e costurando as peças que precisam de reparos”, comenta o coordenador da comunidade matriz e um dos coordenadores do evento, Renan Bianco.

Quem quiser acompanhar a encenação pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado à Campanha da Fraternidade de 2023. “Com a equipe atual, faz quatro anos que estamos organizando. A última vez que fizemos foi em 2019, antes da pandemia, quando a encenação reuniu em torno de cinco mil pessoas”, diz.

Apesar de não ter sido realizado o espetáculo nos últimos anos, a expectativa é de que em 2023 ao menos 5 mil pessoas compareçam, entre moradores da cidade e visitantes. Além do teatro em Ponta Grossa, mais duas cidades da região terão espetáculos nesta Semana Santa. Em Irati, com o grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora da Luz; E em Castro, na paróquia São Judas Tadeu.

Trajeto em 2023 será menor
Trajeto em 2023 será menor |  Foto: Divulgação Diocese PG
 

Percurso menor na Caminhada da Penitência

A Sexta-feira Santa traz uma novidade para a edição de 2023. Ao invés dos tradicionais 16 km de trajeto partindo da Paróquia do Senhor Bom Jesus até a Capela Santa Bárbara, os fiéis seguirão do mesmo local de início, mas desta vez irão finalizar a caminhada na Capela Imaculado Coração de Maria, no Jardim Paraíso, totalizando 5,5 km.

O objetivo do percurso é lembrar o sofrimento de Jesus Cristo no caminho até o Calvário, através de orações, cânticos religiosos e sacrifícios. A caminhada vai iniciar às 6h30, em frente à matriz, passando pelas capelas Santa Clara e Nossa Senhora das Graças e finalizando no Jardim Paraíso.

A caminhada existe desde 1983 e, em sua 37ª edição, terá novo percurso e regras. Dentre as justificativas, estão limitação quanto à estrutura, número de voluntários e dificuldade em conseguir ônibus para o retorno das três mil pessoas que costumam participar.

Nesta caminhada, 14 grupos irão carregar uma cruz, cantar e rezar. Nas paradas entre capelas, o frei José Tosta, pároco da Senhor Bom Jesus, fará uma reflexão. Haverão dois postos com água e banheiro, no meio e no fim do trajeto.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE