Vereadores pedem mais segurança nas escolas de PG | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores pedem mais segurança nas escolas de PG

Tragédia em Santa Catarina pautou as discussões no plenário durante sessão; vereadores apresentaram propostas e moções para que a Prefeitura intensifique segurança na educação

Vereadores defenderam ações do Município e Estado para ampliar a segurança no ambiente escolar
Vereadores defenderam ações do Município e Estado para ampliar a segurança no ambiente escolar -

Mariana Galvão Noronha

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após um ataque violento em uma creche em Blumenau (SC), poucas semanas após outro atentado em uma escola de São Paulo (SP), a segurança no ambiente escolar foi pauta de debate entre os vereadores na sessão ordinária de ontem (05). Os vereadores devem convidar as secretárias municipais de Educação, Simone Neves, e Segurança, Tânia Svierkoski, para uma conversa na Câmara sobre o tema. 

“Alguma coisa precisa ser feita. Não precisamos levantar o debate em tom de pânico, mas de prevenção. Esse tema é maior que qualquer divergência política. São nossas famílias, nossas crianças. Precisamos tomar iniciativas para que isso nunca aconteça em nossa cidade. Temos moções para que as câmeras e alarmes das escolas sejam integrados à Guarda municipal e faremos ofício para convidarmos as secretárias, que com certeza trarão planos para proteger nossas escolas”, declarou o vereador Geraldo Stocco (PV).

A proposta recebeu o apoio dos parlamentares, que também debateram sobre a necessidade de se dificultar o acesso para pessoas estranhas nos ambientes escolares. “É preocupante e urgente e a questão do acesso nas escolas, que é muito fácil pelos muros e portões. Nosso maior tesouro, que são nossas crianças, não está tão bem protegido como os bancos estão”, avaliou a co-vereadora Josi do Coletivo (Psol). Nesse sentido, a vereadora Joce Canto (PSC) destacou que a instalação de cerca elétricas podem ser soluções de baixo custo para dificultar o acesso no ambiente escolar.

AMPLIAÇÃO

Com atuação específica no ambiente de estudantil, a Patrulha Escolar é uma iniciativa do Estado, através da Polícia Militar, para reforçar a segurança nos locais. “Precisamos trabalhar com a prevenção. Vamos pedir que o estado amplie esse projeto da Patrulha Escolar e do Proerd, porque são ações fundamentais para a segurança das nossas crianças”, defendeu o vereador Pastor Ezequiel (Avante). 

Durante a sessão, os vereadores ainda falaram sobre a iniciativa do vereador Leandro Bianco (Republicanos), um projeto de lei que quer tornar obrigatório a instalação de detector de metal em escolas. O projeto que foi lido no Expediente da Sessão Ordinária de segunda (3) será analisado pelas Comissões Permanentes da Casa, para então seguir para votação em Plenário.

“É um tema que precisamos nos unir, independente de questões partidárias, juntos buscar soluções para evitar que estas atrocidades aconteçam em nossa cidade”, defendeu Bianco.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE