'Afastamento de Cieslak tem ligação com fraudes em licitações', diz promotor | aRede
PUBLICIDADE

'Afastamento de Cieslak tem ligação com fraudes em licitações', diz promotor

Parlamentar é alvo da Operação Gaeco; Segundo o promotor Antônio Albanez, vereador faz parte de um esquema maior que envolve várias prefeituras no Paraná, São Paulo e Santa Catarina

Parlamentar é alvo da Operação Gaeco; Segundo o promotor Antônio Albanez, vereador faz parte de um esquema maior que envolve várias prefeituras no Paraná, São Paulo e Santa Catarina
Parlamentar é alvo da Operação Gaeco; Segundo o promotor Antônio Albanez, vereador faz parte de um esquema maior que envolve várias prefeituras no Paraná, São Paulo e Santa Catarina -

Vitor Carvalho

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

À frente na Operação Pactum da Gaeco, que cumpriu 19 mandados de busca em cinco cidades do Paraná na manhã desta terça-feira (6), o promotor de justiça Antônio Albanez deu detalhes sobre a atuação do grupo em Ponta Grossa. Um dos alvos da investigação é o vereador Celso Cieslak (PRTB), que recebeu mandado de busca e apreensão em sua residência e no gabinete da Câmara. De acordo com o promotor, Cieslak estaria envolvido com fraudes em licitações e tráfico de influência.

Além do parlamentar, um servidor público da Prefeitura e um advogado com cargo de assessor estão sendo investigados. Em coletiva nesta terça, Albanez disse que foram cumpridos mandados em residências dos envolvidos e também em escritórios de advocacia. De acordo com o promotor, existem advogados que também podem estar envolvidos com ilícitos.

Segundo Albanez, as investigações começaram por meio de informações de que o vereador Celso Cieslak havia oferecido uma vantagem para outro vereador da Casa em relatórios da CPI da Saúde: “a participação de afastamento do vereador pela decisão judicial foi o início da investigação. Nós tivemos essa noticia de que ele teria oferecido uma vantagem para um outro vereador para receber uma questão da CPI da Saúde, e nessa mesma informação surgiu suspeita de que poderia ser alguma geração de recursos ilícitos, a partir de fraude licitatória", comenta.

Esquema maior

Antônio Albarez também afirma que o vereador Celso Cieslak faz parte de um esquema maior, que envolve outros tipos de crimes. "Nós aprofundamos a investigação sobre o vereador e descobrimos que em tese ele faz parte de um esquema muito maior que envolve tráfico de influência em prefeituras, justamente para direcionar empresas para contratação com diversas prefeituras do Paraná, Santa Catarina e São Paulo", diz.

O principal ponto de investigação da Operação Pactum em Ponta Grossa diz respeito ao setor de recuperação tributária que, segundo o promotor, é um dos três nichos de atuação do esquema criminoso que se utiliza do tráfico de influência. "É justamente nesse ponto que pende a suspeita de ilegalidade dessa licitação em Ponta Grossa", conta.

Afastamento 

Albanez também explicou o motivo de afastamento do vereador Celso Cieslak, que foi emitido pelo mandado como uma medida cautelar: "a medida de afastamento é uma medida cautelar, substitutiva de uma prisão. Ela visa resguardar a investigação, para que não haja interferência na produção de provas e evitar que novos crimes sejam cometidos”, afirma.

"Os crimes que estão sendo investigados tinham como motivo o exercício da função. Para evitar a continuidade dos crimes e pra se resguardar a investigação, o juiz determinou o afastamento do vereador e de um servidor público para investigação", conclui.

Apreensão 

Foram apreendidos celulares, computadores, documentos, dois automóveis e algumas obras de arte que, segundo Albanez, "durante a investigação percebemos que podem ser usados como lavagem de dinheiro e de recebimento de vantagem indevida", diz.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE