PG tem a maior capacidade de armazenamento agrícola do Sul | aRede
PUBLICIDADE

PG tem a maior capacidade de armazenamento agrícola do Sul

Levantamento aponta que capacidade total instalada na cidade, ao final do ano passado (2022), era de 2,41 milhões de toneladas. Cidade tem a quinta maior capacidade de armazenagem do Brasil

Ponta Grossa tem  o maior complexo de armazenagem da Conab 
e possui indústrias que armazenam, e processam soja e trigo
Ponta Grossa tem o maior complexo de armazenagem da Conab e possui indústrias que armazenam, e processam soja e trigo -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município reconhecido por ter um dos maiores e mais importantes entroncamentos rodoferroviários do Brasil, Ponta Grossa também se destaca em âmbito nacional e regional no que se refere a armazenagem de grãos. A Pesquisa de Estoques do setor agrícola, realizada semestralmente e divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE, revela que Ponta Grossa possui a quinta maior capacidade de armazenamento agrícola no Brasil, sendo a primeira cidade do país fora do Estado do Mato Grosso, e líder na região Sul. No Brasil, a capacidade instalada é de 192,1 milhões de toneladas.  

De acordo com o levantamento, a capacidade total instalada na cidade, ao final do ano passado (2022), era de 2,41 milhões de toneladas, valor que manteve-se estável em relação ao mesmo período no ano anterior (2021). Esse valor total é resultado da soma de três tipos de estruturas: armazém graneleiro, onde a capacidade é de 444,7 mil m³; armazém graneleiro, onde podem ser armazenados 1,21 milhão de toneladas, e silo, onde a capacidade instalada alcança 933,9 mil toneladas. 

A líder nacional é Sorriso, no Mato Grosso, cidade que mais produz soja no mundo, onde a capacidade instalada total é de 5,9 milhões de toneladas. Depois aparecem Sinop (com 2,9 milhões de toneladas), Primavera do Leste (2,6 mi ton) e Nova Mutum (2,5 mi ton), todas no Mato Grosso. No Sul do país, depois de Ponta Grossa, se destaca Rio Grande, cidade gaúcha onde há um dos principais portos do país, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas; enquanto que do Paraná, a segunda colocada é Guarapuava, com 1,38 milhão de toneladas. Como o Paraná possui 33,2 milhões de toneladas de capacidade, Ponta Grossa tem uma participação de 7,26% do total estadual.

Essa alta capacidade de armazenamento é justificada pela vocação da cidade, sede de grandes indústrias do agronegócio desde a década de 1970, e pela grande produção agrícola na região, especialmente por parte de cooperativas. Além disso, a cidade tem a maior unidade de armazenamento do Governo Federal, da Conab, com capacidade instalada de 420 mil toneladas. 

Armazenagem foi insuficiente para a safra de 2022/2023

Mesmo com toda essa capacidade, o país enfrentou dificuldades com armazenamento entre abril e maio. O Brasil teve produção recorde de soja e milho, e o excesso de chuvas entre fevereiro e março, atrasou o embarque de grãos para o exterior nos portos, como recorda o corretor de grãos da SafraSul Corretora, Adriano Carneiro, formando filas de navios de dois meses. Isso reduziu os preços e atrasou a colheita do milho, que ficou mais tempo no campo, com valor menor. Hoje, segundo ele, a situação está acomodada, com milho e soja armazenados, restando a venda. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE