Defesa afirma que tenente-coronel do Exército é inocente | aRede
PUBLICIDADE

Defesa afirma que tenente-coronel do Exército é inocente

Advogado diz que militar sempre combateu o garimpo ilegal e teve seu nome citado em represália ao trabalho desenvolvido nos Estados de Rondônia e Amazonas

O militar deve prestar depoimento à Policia Federal, nos próximos dias, para esclarecer os fatos
O militar deve prestar depoimento à Policia Federal, nos próximos dias, para esclarecer os fatos -

O advogado Fernando Madureira, que representa o tenente-coronel alvo de busca e apreensão em sua residência pela Polícia Federal, em operação realizada nesta terça-feira (27), informou que o militar teve seu nome envolvido injustamente por pessoas “inescrupulosas”.

Segundo Madureira, o militar não tem qualquer envolvimento com os acusados, não praticou qualquer ilícito e jamais recebeu valores dos criminosos para dar informações privilegiadas que pudessem interferir nas operações de combate aos garimpos ilegais. “O coronel sempre combateu o garimpo ilegal e teve seu nome citado pelos criminosos em represália ao trabalho desenvolvido nos Estados de Rondônia e Amazonas”, disse o criminalista. O militar deve prestar depoimento à Policia Federal, nos próximos dias, para esclarecer os fatos.

Operação Jurupari

Polícia Federal deflagrou a Operação Jurupari visando combater diversos crimes, incluindo a usurpação de bens públicos da União, extração mineral sem autorização, operação de instituição financeira sem permissão, uso de substâncias nocivas ao meio ambiente, além de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação contou com a participação de 20 agentes da Polícia Federal e 10 militares do Exército Brasileiro, para o cumprimento de três mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, emitidos pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJAM. As diligências foram realizadas nas cidades de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Ponta Grossa.

Adicionalmente, foram determinadas medidas de bloqueio de bens e valores das pessoas físicas e jurídicas investigadas, bem como o sequestro de bens móveis e imóveis que possam estar em posse dos envolvidos.

Essa ação é resultado de investigações criminais iniciadas em outubro de 2020, após a prisão em flagrante de duas pessoas em Ji-Paraná (RO), quando tentavam transportar 60 gramas de ouro em lingotes, no valor de R$18,6 mil, sem qualquer documentação que comprovasse a origem lícita do mineral. A apreensão dos aparelhos telefônicos dos suspeitos revelou indícios de uma extensa rede de exploração ilegal de garimpos na região de Japurá (AM).

Nota de Esclarecimento

O Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, conforme determinação da Justiça Militar da União e em conformidade com o Inquérito Policial Militar instaurado, executou nesta manhã, 27 de junho, mandados de busca e apreensão na residência de militar envolvido em investigação.

A operação se revestiu dos princípios legais e foi executada pelo Exército Brasileiro com o apoio da Polícia Federal.

O inquérito corre sob segredo de justiça, a fim de não prejudicar as investigações.

O Exército Brasileiro não se pronunciará sobre investigações em curso.

Seção de Comunicação Social da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE